Caminhada do Meio-Dia contra o feminicídio
A Caminhada do Meio-Dia contra o feminicídio já tem a adesão de 173 municípios do Paraná. A mobilização acontece na próxima terça-feira (22), data que marca o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. O ato busca lembrar as vítimas e reforçar a luta por uma sociedade livre da violência contra a mulher.
Mobilização estadual pela vida das mulheres
A Caminhada do Meio-Dia contra o feminicídio é promovida pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). O evento integra a campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio e contará com a participação de lideranças políticas, religiosas, entidades, organizações sociais e a população em geral.
Caminhada simultânea em todo o Paraná
Em todos os municípios participantes, a concentração será às 11h, com a caminhada iniciando pontualmente ao meio-dia. A Semipi orienta o uso de roupas brancas como símbolo de paz e compromisso coletivo contra a violência.
Programação em grandes cidades
As principais cidades do Estado já divulgaram seus pontos de encontro:
• Curitiba: Praça Santos Andrade, com trajeto pela Rua XV até a Praça Osório;
• Londrina: em frente à Catedral Metropolitana;
• Maringá: saída do Paço Municipal;
• Cascavel: início na Av. Brasil, esquina com a Rua Sete de Setembro;
• Foz do Iguaçu: concentração na Praça do Mitre, rumo à Praça da Paz;
• Guarapuava: ato começa na esquina das ruas Saldanha Marinho e XV de Novembro.
Caminhada do Meio-Dia contra o feminicídio cresce no Paraná
Em 2024, foram 103 cidades participantes. Agora, em 2025, a Caminhada do Meio-Dia contra o feminicídio já tem 67% a mais de adesões, fortalecendo a rede de enfrentamento à violência.
Uma data para nunca esquecer
A data de 22 de julho foi escolhida em memória da advogada Tatiane Spitzner, vítima de feminicídio em Guarapuava. A Lei nº 19.873/2019, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, instituiu oficialmente o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.
Fique por dentro das notícias também no instagram. Clique aqui!
- Veja também: