Porsche investe R$ 70 milhões em rede de carregadores ultrarrápidos

Expansão da infraestrutura para veículos elétricos no Brasil

Porsche destina R$ 70 milhões para expandir rede de carregadores ultrarrápidos no Brasil até 2030.

A Porsche do Brasil anunciou um investimento de R$ 70 milhões para expandir sua rede de carregadores ultrarrápidos até 2030. A marca planeja instalar mais 66 novos pontos em rodovias do país, em parceria com a GreenV, já possuindo 61 eletropostos instalados. Ao final do plano, a empresa terá 104 carregadores distribuídos entre concessionárias e rodovias.

Expansão da infraestrutura para veículos elétricos

Os novos carregadores terão potência de 150 kWh, permitindo que veículos elétricos ganhem cerca de 100 km de autonomia em apenas 10 minutos. Cada ponto contará com duas vagas de recarga: uma para veículos Porsche e outra aberta para modelos de outras marcas. O primeiro carregador já está em funcionamento na rodovia Castello Branco, em São Paulo.

Acessibilidade e custos

Os clientes Porsche poderão acessar os eletropostos por meio do aplicativo Porsche Recharge, que exige uma taxa de R$ 5 para desbloqueio e R$ 2,90 por kWh recarregado. A instalação dos carregadores seguirá a meta de um eletroposto a cada 100 km, com distância máxima de 200 km entre os pontos.

Comparação com abastecimento tradicional

Embora o custo para carregar um Porsche Taycan de entrada seja de R$ 263,10 para uma carga completa, isso ainda é mais econômico do que abastecer um carro a combustão, como um Renault Kwid, que teria um gasto total de R$ 158,46 com etanol. Além disso, a autonomia do Kwid é de cerca de 410 km, enquanto um BYD Dolphin Mini atinge 280 km com carga completa.

Cenário atual de veículos eletrificados no Brasil

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico indicam que os veículos eletrificados representam apenas 8% da frota nacional, sendo 48% híbridos plug-in e 36% totalmente elétricos. O Brasil conta atualmente com cerca de 15 mil carregadores, mas apenas 16% são de corrente contínua, os chamados carregadores rápidos. O CEO da Porsche Brasil acredita que o país está no caminho certo para melhorar essa infraestrutura.

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