Temperaturas sobem e chuva diminui em todo o Brasil

Previsão do tempo aponta aumento das temperaturas e possibilidade de geada em algumas regiões

Sistema de alta pressão garante aumento das temperaturas e dias mais secos em diversas regiões do Brasil.

O sistema de alta pressão associado à massa de ar polar deve garantir a condição de tempo firme e as temperaturas mais amenas em boa parte dos três estados da região Sul nesta quarta-feira (10). Apesar da chance de formação de geada nas primeiras horas da manhã em algumas áreas, ao longo do dia, os termômetros voltam a se elevar gradativamente, especialmente na metade norte do Paraná, onde já se esperam temperaturas mais elevadas.

Situação no Sudeste e Centro-Oeste

No Sudeste, o predomínio será de sol entre algumas nuvens em todos os estados da região, sem expectativa de chuvas significativas. Contudo, ventos mais frescos devem resultar em temperaturas amenas no leste de São Paulo e partes do Rio de Janeiro. No interior de São Paulo e Minas Gerais, o calor intenso continua, com máximas podendo ultrapassar 35ºC e índices de umidade abaixo de 12%.

No Centro-Oeste, o calor intenso e a baixa umidade permanecem, com máximas que podem chegar a 40ºC em algumas regiões, incluindo Cuiabá. Os índices de umidade relativa do ar devem oscilar entre limites de alerta e emergenciais.

Condições no Nordeste e Norte do país

No Nordeste, a circulação de ventos favorece a condição de tempo firme e seco, apesar de eventuais pancadas de chuva fraca no litoral norte da Bahia e Pernambuco. O interior nordestino mantém o padrão de calor intenso e umidade baixa, com índices que podem chegar a menos de 20% durante o dia.

Já no Norte, o Amazonas e partes do Pará e Acre ainda enfrentam instabilidades que podem resultar em chuvas fortes, enquanto outras áreas, como o Tocantins, continuam com calor e baixa umidade no período da tarde. A previsão indica um dia de sol e calor na maioria das regiões, com atenção para as baixas umidades do ar.

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!