Operação Cambota resulta em prisões e busca de evidências
Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, foi preso pela Polícia Federal em operação contra fraudes na previdência.
Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, foi preso pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (12), após autorização do STF (Supremo Tribunal Federal). A prisão ocorre menos de um dia após a CPMI do INSS no Congresso aprovar a quebra de sigilo das contas bancárias de Antônio Carlos, além do sigilo telefônico. Ele é considerado um dos principais articuladores da fraude do INSS, que, segundo a PF, movimentou R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2024.
A operação Cambota e seus desdobramentos
Agentes da PF cumprem também mandados de busca e apreensão no escritório Nelson Willians de advocacia. Outro alvo da ação nesta manhã é Maurício Camisotti, apontado como sócio oculto de uma das entidades que recebiam valores a partir dos descontos ilegais. A operação desta sexta-feira, batizada de Cambota, é desdobramento da operação Sem Desconto, realizada desde abril.
Crimes e acusações
Em nota, a PF informou que estão sendo cumpridos, ao todo, dois mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, em São Paulo e no Distrito Federal. “A ação apura os crimes de impedimento ou embaraço de investigação de organização criminosa, dilapidação e ocultação de patrimônio, além da possível obstrução da investigação por parte de alguns investigados”, diz o texto.
Impacto da operação no INSS
A operação Cambota tem grande relevância para o combate às fraudes no sistema previdenciário, uma vez que expõe a vulnerabilidade do INSS a práticas ilegais que impactam diretamente os recursos públicos destinados aos beneficiários. A detenção de figuras centrais como Careca do INSS é um passo importante na luta contra a corrupção.
Próximos passos da investigação
Com a prisão de Antônio Carlos e a continuidade das investigações, a Polícia Federal pretende aprofundar a apuração sobre as redes envolvidas nas fraudes e buscar responsabilizar todos os envolvidos. A operação ainda pode resultar em mais prisões e a recuperação de valores desviados.