Nova autorização fortalece o agronegócio brasileiro na Ásia
Brasil recebeu autorização de Singapura para exportar sebo bovino, fortalecendo relações comerciais na Ásia.
O Brasil recebeu nesta sexta-feira (12) autorização da Singapura para a exportação de sebo bovino ao país. A medida foi aprovada por autoridades sanitárias da ilha asiática, que autorizam a compra do produto com a finalidade de uso industrial, que inclui a produção de biocombustíveis.
Fortalecimento das relações comerciais
O comunicado do governo brasileiro ressalta que essa abertura comercial fortalece as relações com um “importante polo logístico e financeiro” na Ásia, afirmando que o Brasil possui capacidade para fornecer as matérias-primas de forma competitiva. Desde 2023, o agronegócio brasileiro já alcançou 435 aberturas de mercado em 72 destinos, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária.
Importações significativas
No último ano, Singapura importou mais de US$ 680 milhões em produtos do agronegócio brasileiro, com destaque para carnes, produtos do setor sucroalcooleiro e outros de origem animal. A abertura comercial com Singapura se ampliou ao longo dos últimos anos, incluindo a autorização para a compra de lagostas vivas em novembro de 2024 e carne processada em 2023.
Desafios e oportunidades no mercado asiático
O agronegócio brasileiro tem demonstrado um crescente apetite pelo mercado asiático, especialmente diante das tarifas elevadas de 50% que afetam as exportações para os Estados Unidos. Roberto Perosa, presidente da Abiec, destacou a expectativa de que o Japão habilite frigoríficos brasileiros ainda este ano, enquanto a Indonésia já habilitou 17 novos frigoríficos para exportar carne bovina. Em março, o Brasil também ampliou suas vendas de carne para o Vietnã, fortalecendo os laços comerciais na região.
O movimento do Brasil em direção aos mercados asiáticos é uma estratégia importante para diversificar as exportações e minimizar os impactos das tarifas impostas por parceiros tradicionais.