Haddad Reage a Ameaças de Trump: Brasil Não Será ‘Apêndice’ de Bloco Econômico

Em resposta direta ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imposição de tarifas a países ligados ao BRICS, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assegurou que o Brasil não se tornará um “apêndice de um bloco econômico”. A declaração foi feita nesta segunda-feira (8/7), em um momento de crescente tensão no cenário comercial global.

Haddad enfatizou a importância da diversificação das relações comerciais brasileiras. “O Brasil não tem relações só com o BRICS. O Brasil tem relações com o mundo inteiro”, afirmou o ministro, destacando a necessidade de parcerias amplas para a economia brasileira.

O ministro da Fazenda também criticou a lógica de taxar países com balança comercial deficitária com os EUA. “Não podemos, pela escala da economia brasileira, prescindir dessas parcerias, não podemos nos tornar apêndice de um bloco econômico”, completou, sinalizando que a América do Sul se encaixa nesse cenário de déficit.

Em sua fala, Haddad reiterou que tributar nações que importam mais dos Estados Unidos do que exportam seria um erro estratégico. A declaração do ministro ocorre em meio a temores de que as medidas protecionistas de Trump possam impactar negativamente a economia brasileira. Veja também: Trump envia cartas a países oficializando tarifaço de 25% a 40%.

Fonte: http://www.metropoles.com

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!