O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e da Família (Sedest), vai intensificar a vacinação antirrábica em cães e gatos durante o 5º ciclo do CastraPet Paraná. A nova fase do programa, que começa neste segundo semestre, contará com um aumento de 440% nos recursos para imunização, somando R$ 723,5 mil em investimentos.
Mais de 75 mil pets serão vacinados
O CastraPet Paraná amplia vacinação antirrábica e alcança 318 municípios, beneficiando 80% das cidades do Estado com um investimento total de R$ 19,9 milhões. A estimativa é vacinar mais de 75 mil cães e gatos. Na etapa anterior, entre novembro de 2024 e maio de 2025, foram aplicadas 16,7 mil doses da vacina contra a raiva.
“O CastraPet já é referência nacional e se consolida como um programa completo, que protege os animais, a saúde pública e o meio ambiente”, afirma o secretário Rafael Greca.
Ação integrada de saúde pública
A médica veterinária Girlene Jacob, chefe do Núcleo de Educação Ambiental e Bem-Estar Animal do IAT, destaca que a vacinação foi incorporada ao programa como contrapartida dos municípios parceiros.
“Estamos falando de saúde pública. A raiva é uma doença grave, que pode atingir humanos. Por isso, vacinar os pets é um ato de responsabilidade coletiva”, explica.
A vacinação antirrábica se soma à castração gratuita oferecida a pets de famílias de baixa renda, ONGs e protetores independentes, com objetivo de combater zoonoses e promover a tutela responsável.
Programa cobre todo o Paraná
Criado em 2020, o CastraPet Paraná amplia vacinação antirrábica e alcança 318 municípios, chegando, nesta nova etapa, à cobertura total dos 399 municípios do Estado. Desde seu início, o programa já atendeu mais de 104 mil animais.
Entre as exigências para que as cidades sejam incluídas no programa estão o monitoramento das ações educativas e o engajamento da população com temas como vacinação, desvermifugação e proteção animal.
Educação e conscientização desde cedo
O programa também promove palestras sobre zoonoses e ações nas escolas, visando conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância do cuidado com os animais.
“Queremos formar uma geração mais consciente, que entenda o papel da vacinação e da castração como medidas essenciais para a saúde coletiva”, reforça Girlene.
Raiva: doença grave e letal
A raiva é uma doença viral quase 100% letal, transmitida por mordidas, arranhões ou lambidas de animais infectados. Em humanos, causa febre, dor de cabeça, náuseas e pode evoluir rapidamente para óbito. Em animais, os sinais incluem mudanças de comportamento, salivação excessiva e paralisia.
Em caso de agressão por animal, lave o ferimento com água e sabão, aplique antisséptico e procure atendimento médico imediatamente. Se possível, mantenha o animal sob observação por 10 dias.
Fique por dentro das notícias também no instagram. Clique aqui!
- Veja também: