Elevador da Furna dos Andorinhões será reativado após 25 anos em Ponta Grossa

Ícone turístico e afetivo será revitalizado

O elevador da Furna dos Andorinhões será reativado após 25 anos desativado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pela Soul Vila Velha, concessionária responsável pela gestão do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.

Instalado originalmente entre 1979 e 1981, o teleférico vertical permitia aos visitantes descerem cerca de 54 metros até um deck sobre a água da Furna. O novo projeto será moderno, acessível e ecológico, com previsão de entrega entre 12 e 14 meses. O investimento é de R$ 13,2 milhões.

Retorno esperado e impacto no turismo

A expectativa é de que o elevador da Furna dos Andorinhões aumente em até 50% o número de visitantes, gerando empregos e fortalecendo a economia do turismo local. Em 2023, o Parque recebeu cerca de 70 mil visitantes.

Segundo o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, a obra impulsiona o turismo sustentável. “Essa nova estrutura permitirá a descida até as entranhas da terra, proporcionando uma visão única da formação geológica de Vila Velha”, destacou.

Licenciamento e segurança ambiental

A obra foi autorizada pelo Instituto Água e Terra (IAT), após uma análise ambiental rigorosa. O diretor de Patrimônio Natural do órgão, Rafael Andreguetto, explicou que o funcionamento foi interrompido em 2000 por falta de responsável técnico. “Agora, o público poderá novamente acessar esse ambiente geológico único”, afirmou.

Resgate de um símbolo paranaense

O gestor da Soul Vila Velha, Leandro Ribas, celebrou o início das obras. “É mais do que engenharia. É o resgate de um símbolo da nossa história, um impulso ao turismo sustentável e um presente para milhares de paranaenses que cresceram com essa lembrança”, disse.

A execução será feita por uma empresa referência nacional em engenharia de altura. O projeto inclui reforço estrutural, modernização, monitoramento da fauna e pintura ecológica com sistema enclausurado para proteger o solo e a água da furna.

Fique por dentro das notícias também no instagram. Clique aqui!

  • Veja também:

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!