A Unilever Brasil Industrial Ltda. foi penalizada com uma multa de R$ 1.506.836,11 pelo Procon-MG, órgão vinculado ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A sanção decorre da constatação de informação enganosa presente na rotulagem do sabão em pó Surf.
De acordo com a investigação conduzida pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte, a embalagem do produto veiculava a alegação de que “1,6 kg rende igual a 2 kg”. Essa informação foi considerada um “vício de informação” pela Promotoria.
A Promotoria argumenta que a mensagem poderia induzir o consumidor a erro em relação à quantidade real do produto. Essa prática, segundo o Procon-MG, configura uma violação dos direitos do consumidor, justificando a aplicação da multa.
Mais detalhes sobre o caso e o posicionamento da Unilever podem ser encontrados no [Tribuna de Minas](https://tribunademinas.com.br/noticias/minas/18-07-2025/unilever-e-multada-em-mais-de-r-15-milhao-por-informacao-enganosa.html#goog_rewarded), parceiro do Metrópoles.
Fonte: http://www.metropoles.com