Lula e Boric se reúnem no Chile em meio a tensões com os EUA e defesa da democracia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja neste domingo (20/7) para Santiago, no Chile, onde participará de um jantar oferecido pelo presidente chileno, Gabriel Boric, a chefes de Estado do Brasil e do Uruguai. O encontro antecede a Reunião de Alto Nível “Democracia Sempre”, idealizada por Boric para discutir o fortalecimento institucional em um cenário global desafiador.

O evento reunirá líderes e representantes de diversos países, incluindo Brasil, Espanha, Colômbia e Uruguai, em um debate sobre medidas para consolidar a democracia. A presença de Lula no encontro ocorre em um momento de particular tensão nas relações internacionais, especialmente com os Estados Unidos.

A viagem de Lula ganha contornos ainda mais relevantes diante do recente anúncio do ex-presidente Donald Trump de um “tarifaço” contra o Brasil, previsto para iniciar em 1º de agosto. A medida, justificada como uma retaliação à suposta “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro, também atingiu produtos estratégicos chilenos, como o cobre.

Além das tarifas, o governo dos EUA, por meio do Escritório do Representante de Comércio (USTR), anunciou a abertura de uma investigação contra o Brasil, alegando “práticas desleais” no comércio bilateral. Essas ações geraram forte reação no governo brasileiro, que vê nelas uma tentativa de intromissão indevida.

Na agenda de Lula, além do jantar com Boric e líderes uruguaios, está a participação ativa na Reunião de Alto Nível. Espera-se que o presidente brasileiro utilize o encontro para reforçar a defesa da soberania nacional e alertar sobre as tentativas de ingerência externa, tanto no Brasil quanto em outros países da região, como o Chile.

Fonte: http://www.metropoles.com

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!