Paraná combate o feminicídio com índice de solução próximo de 100%. No Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, celebrado em 22 de julho, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) reforça seu compromisso com a proteção das mulheres e destaca a eficiência de suas investigações, que resultam em um índice de resolução de feminicídios próximo de 100%.
Polícia Civil do Paraná garante resposta rápida e eficiente
A atuação da PCPR é considerada referência nacional. As delegacias estão preparadas para investigar com rigor os casos de feminicídio e outros crimes de violência contra a mulher. De acordo com Luciana Novaes, delegada-chefe da Divisão de Polícia Especializada, a solução desses crimes representa não apenas eficiência investigativa, mas um posicionamento firme diante dos agressores:
“Esses crimes não passarão em branco. Enquanto houver feminicídio, haverá uma Polícia Civil preparada para investigar, identificar autores e levá-los até a Justiça.”
Programa Mulher Segura está presente em todos os municípios do Estado
Paraná combate o feminicídio com índice de solução próximo de 100%, mas também trabalha de forma preventiva. Em 2024, o Governo do Estado expandiu o Programa Mulher Segura para todos os municípios paranaenses. A iniciativa inclui ações educativas, acolhimento especializado e apoio à denúncia.
A PCPR participa ativamente do programa por meio da apuração dos casos, prisão de agressores e instalação das Salas de Acolhimento – ambientes humanizados para atendimento às vítimas dentro das delegacias.
Operações nacionais reforçam a atuação integrada
O trabalho da PCPR também se estende às operações coordenadas com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Somente em 2024, nas operações Átria e Shamar, realizadas em março e agosto, 1.627 pessoas foram presas no Paraná por violência contra a mulher. Além disso, 16,8 mil pessoas participaram de ações educativas promovidas pela instituição.
Caminhada do Meio-Dia mobiliza 179 cidades
O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi instituído pela Lei 19.873/2019, em homenagem à advogada Tatiane Spitzner, assassinada em Guarapuava. A data é marcada pela Caminhada do Meio-Dia, promovida pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). Em sua 3ª edição, o evento será realizado simultaneamente em 179 municípios.
Em Curitiba, a concentração ocorre às 11h na Praça Santos Andrade, com saída ao meio-dia rumo à Boca Maldita. A Polícia Civil do Paraná estará presente na mobilização.
“Queremos construir um futuro diferente no qual mulheres tenham suas vidas respeitadas. Seguiremos trabalhando diariamente em busca deste ideal”, conclui a delegada Luciana Novaes.