Governo mantém campanha de vacinação nas escolas públicas e privadas
Com o retorno das aulas na rede pública e privada de ensino, o Governo do Paraná reforça a continuidade da vacinação no ambiente escolar. A ação teve início em abril e une esforços das secretarias estaduais da Educação (Seed) e da Saúde (Sesa).
O principal objetivo é atualizar as carteiras de vacinação dos estudantes e ampliar a cobertura vacinal contra doenças como influenza, febre amarela, Covid-19 e HPV. Além disso, há a oportunidade para regularização de outras vacinas essenciais, como a pentavalente, pneumocócica 10, poliomielite e DTP, que protegem contra coqueluche, difteria, tétano e hepatite B.
Ambiente escolar é estratégico para garantir proteção coletiva
“O retorno das aulas representa uma grande concentração de crianças e adolescentes em um mesmo espaço, aumentando o risco de transmissão de doenças. Por isso, manter a vacinação atualizada é uma medida essencial de proteção individual e coletiva”, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
Nesta terça-feira (30), por exemplo, o Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, recebe equipe de vacinação nos turnos da manhã e tarde. A proposta é garantir o acesso direto à imunização dentro do próprio ambiente escolar.
Números da campanha mostram avanço na imunização
Desde o início da iniciativa, foram aplicadas 126.844 doses de vacinas e avaliadas 246.530 carteirinhas de vacinação. A ação alcançou 1.090 escolas da rede estadual e 85 da rede privada, consolidando a campanha como uma das maiores do país em ambiente escolar.
“O Governo do Paraná amplia o acesso às vacinas e promove, ao mesmo tempo, a conscientização sobre sua importância para toda a comunidade escolar. É uma política que garante segurança e bem-estar aos estudantes, sempre com a anuência das famílias”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda.