Educação pública do Paraná entre as melhores do Brasil no Enem 2024

Sete escolas estaduais do Paraná estão entre as 50 melhores do Brasil no Enem 2024 entre as que não realizam processo seletivo. O resultado comprova a qualidade da educação pública paranaense.

O Paraná se destacou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 com sete escolas estaduais entre os 50 melhores colégios públicos do País que não adotam processos seletivos para ingresso. O levantamento é do jornal O Globo e exclui instituições que utilizam vestibulinho ou são privadas, destacando redes públicas com acesso democrático e desempenho de excelência.

Destaque nacional

Com esse desempenho, o Paraná ficou em terceiro lugar entre os estados com mais escolas no ranking, atrás apenas do Rio Grande do Sul (12 escolas) e São Paulo (8). A melhor média paranaense foi do Colégio Estadual Vila Alta, de Alto Paraíso, que alcançou 612,16 pontos e ficou na sétima colocação nacional.

“Todos os professores trabalham com muito empenho. Não é porque nossos alunos vivem em uma cidade pequena que eles não podem alcançar grandes sonhos”, destacou a diretora Ana Cristina Formigoni. Segundo ela, o programa Ganhando o Mundo é um incentivo a mais para os estudantes. “Em todas as edições tivemos alunos selecionados. Isso mostra o quanto estamos preparando jovens para ir além”, completou.

Educação pública que transforma

Outras seis escolas estaduais do Paraná também aparecem no ranking:
• Colégio Estadual de Laranjeiras do Sul – 604,34 pontos
• Colégio Estadual João Arnaldo (Toledo) – 592,85 pontos
• Colégio Estadual Lucia Alves de Oliveira Schoffen (Altônia) – 592,56 pontos
• Colégio Estadual Lauro Tavares (Rolândia) – 591,55 pontos
• Colégio Estadual Octávio Tozo (Cascavel) – 586,69 pontos
• Escola Estadual Juscelino Oliveira (Maringá) – 584,02 pontos

As direções das escolas apontam o uso de metodologias inovadoras, a valorização dos professores e o comprometimento com os alunos como pilares desse sucesso. “Temos um ensino direcionado ao bom desempenho e à entrada na vida acadêmica”, afirmou Humberto Rodrigues da Mata Júnior, diretor da escola de Altônia.

Investimentos e reconhecimento

O bom desempenho no Enem confirma os resultados obtidos pelo Paraná no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), onde o Estado lidera em todos os níveis da educação básica regular.

Esse avanço é fruto de políticas públicas como:
• Expansão do ensino em tempo integral
• Modernização das escolas
• Formação continuada de professores
• Intercâmbios internacionais
• Tecnologia educacional, como a IA no ensino de matemática

O diretor Walter Rogério Pavan, de Laranjeiras do Sul, reforça a importância da tecnologia aliada à pedagogia. “Nossos alunos se destacam porque os métodos de ensino são eficazes, modernos e bem aplicados”, afirmou.

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!