Sete escolas estaduais do Paraná estão entre as 50 melhores do Brasil no Enem 2024 entre as que não realizam processo seletivo. O resultado comprova a qualidade da educação pública paranaense.
O Paraná se destacou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 com sete escolas estaduais entre os 50 melhores colégios públicos do País que não adotam processos seletivos para ingresso. O levantamento é do jornal O Globo e exclui instituições que utilizam vestibulinho ou são privadas, destacando redes públicas com acesso democrático e desempenho de excelência.
Destaque nacional
Com esse desempenho, o Paraná ficou em terceiro lugar entre os estados com mais escolas no ranking, atrás apenas do Rio Grande do Sul (12 escolas) e São Paulo (8). A melhor média paranaense foi do Colégio Estadual Vila Alta, de Alto Paraíso, que alcançou 612,16 pontos e ficou na sétima colocação nacional.
“Todos os professores trabalham com muito empenho. Não é porque nossos alunos vivem em uma cidade pequena que eles não podem alcançar grandes sonhos”, destacou a diretora Ana Cristina Formigoni. Segundo ela, o programa Ganhando o Mundo é um incentivo a mais para os estudantes. “Em todas as edições tivemos alunos selecionados. Isso mostra o quanto estamos preparando jovens para ir além”, completou.
Educação pública que transforma
Outras seis escolas estaduais do Paraná também aparecem no ranking:
• Colégio Estadual de Laranjeiras do Sul – 604,34 pontos
• Colégio Estadual João Arnaldo (Toledo) – 592,85 pontos
• Colégio Estadual Lucia Alves de Oliveira Schoffen (Altônia) – 592,56 pontos
• Colégio Estadual Lauro Tavares (Rolândia) – 591,55 pontos
• Colégio Estadual Octávio Tozo (Cascavel) – 586,69 pontos
• Escola Estadual Juscelino Oliveira (Maringá) – 584,02 pontos
As direções das escolas apontam o uso de metodologias inovadoras, a valorização dos professores e o comprometimento com os alunos como pilares desse sucesso. “Temos um ensino direcionado ao bom desempenho e à entrada na vida acadêmica”, afirmou Humberto Rodrigues da Mata Júnior, diretor da escola de Altônia.
Investimentos e reconhecimento
O bom desempenho no Enem confirma os resultados obtidos pelo Paraná no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), onde o Estado lidera em todos os níveis da educação básica regular.
Esse avanço é fruto de políticas públicas como:
• Expansão do ensino em tempo integral
• Modernização das escolas
• Formação continuada de professores
• Intercâmbios internacionais
• Tecnologia educacional, como a IA no ensino de matemática
O diretor Walter Rogério Pavan, de Laranjeiras do Sul, reforça a importância da tecnologia aliada à pedagogia. “Nossos alunos se destacam porque os métodos de ensino são eficazes, modernos e bem aplicados”, afirmou.