Curso do Governo do Paraná transforma merenda escolar e valoriza trabalho das merendeiras

Merendeiras de Araucária aplicam novas técnicas aprendidas em curso do Governo do Paraná, melhorando sabor e valor nutricional das refeições escolares.

A merenda escolar da rede estadual do Paraná já apresenta melhorias visíveis após o curso de formação de merendeiras oferecido pelo Governo do Estado. Em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, as profissionais do Colégio Estadual Professora Marilze da Luz Brand começaram a aplicar as receitas e técnicas aprendidas, garantindo refeições mais saborosas e nutritivas para os alunos.

Formação prática e inovadora

A capacitação, promovida pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), ocorreu em 22 cidades, em cozinhas-escola do Senac. Ao todo, cerca de 2 mil merendeiras participaram durante o recesso escolar. O investimento foi de R$ 364 mil.

No curso, as participantes aprenderam a valorizar ingredientes menos populares, como berinjela, couve e beterraba, com foco em técnicas culinárias criativas que favorecem o consumo desses alimentos nas escolas.

Andreia Correia, com 15 anos de experiência como merendeira, aprovou a iniciativa. “Foi maravilhoso! A gente aprendeu muito, trocou experiências com outras merendeiras e chefs de cozinha. Quero testar o pão com beterraba, que os alunos geralmente não gostam, mas assim pode virar algo que eles curtam.”

Impacto na alimentação e no aprendizado

As merendeiras também colocaram em prática lições sobre higienização e armazenamento de alimentos, além de estratégias para incluir vegetais em pratos preferidos dos estudantes, como a farofa.

Alunas da escola já sentem a diferença. “A comida é maravilhosa, dá pra ver que elas se dedicam muito”, comentou Laura Padilha. “As refeições têm tudo o que precisamos: proteína, carboidrato e salada”, completou Jheniffer Jatobá.

Giovana Ferreira, nutricionista do Fundepar, destaca o pioneirismo do projeto. “Foi uma ação inédita. As merendeiras voltaram com novas formas de preparar alimentos ricos em nutrientes. A escola tem um papel essencial na formação de hábitos alimentares saudáveis”, disse.

Alimentação da rede estadual valoriza agricultura familiar

O Paraná compra quase 50 mil toneladas de alimentos por ano para servir três refeições por turno aos alunos da rede estadual. Desse total, 11 mil toneladas vêm da agricultura familiar, abastecida por cerca de 20 mil famílias.

Além disso, cresce o uso de alimentos orgânicos. Em 2024, cerca de 1,4 mil famílias forneceram 2,7 mil toneladas de orgânicos — 25% de tudo o que vem da agricultura familiar.

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!