Uma pesquisa recente da Ipsos-Ipec revelou que 38% dos brasileiros aprovam os 100 primeiros dias do papado de Leão XIV. O levantamento, divulgado neste domingo (17/8), indica que 14% dos entrevistados consideram a atuação do pontífice ótima, enquanto 24% a avaliam como boa. Contudo, uma parcela considerável da população ainda se mostra indecisa.
O levantamento aponta que 28% dos brasileiros consideram o papado de Leão XIV regular e 5% o avaliam como ruim ou péssimo. Um número expressivo de entrevistados, 29%, não soube ou preferiu não responder, sinalizando que muitos ainda estão formando sua opinião sobre o novo líder da Igreja Católica. Os dados foram coletados entre 3 e 8 de julho de 2025, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais.
A pesquisa também analisou a avaliação do papado sob diferentes perspectivas. Entre os católicos, a aprovação é significativamente maior, com 54% avaliando os 100 dias como ótimo ou bom. Já entre os evangélicos, a aprovação cai para 22%, com um alto índice de desconhecimento sobre o tema, chegando a 41%.
A relação entre a avaliação do governo Lula e o papado também foi explorada. Entre os que avaliam positivamente o governo do presidente, 55% têm uma visão ótima ou boa do Papa Leão XIV. A aprovação entre eleitores de Lula no segundo turno de 2022 é de 46%, enquanto entre os eleitores de Bolsonaro, o percentual diminui para 33%.
Quando questionados sobre se Leão XIV representa uma mudança ou continuidade em relação ao Papa Francisco, a maioria dos brasileiros (45%) percebe uma continuidade. Essa visão é mais forte entre os católicos (51%) e os eleitores de Lula (50%). Apenas 18% acreditam que o novo papado representa alguma mudança, e 9% veem uma grande mudança.
Fonte: http://www.metropoles.com