O Brasil se prepara para uma semana de contrastes climáticos, marcada pela iminente chegada de um ciclone extratropical no Sul e a previsão de um veranico com temperaturas elevadas no Centro-Oeste. A previsão, que mescla tempestades e calor atípico, exige atenção e preparo em diversas regiões do país.
Alertas foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para diversas regiões. O Rio Grande do Sul é o estado com maior preocupação, devido ao risco potencial de temporais, ventanias e até mesmo granizo. Outros alertas, de nível amarelo, indicam risco potencial de chuvas intensas no Norte, acumulado de chuvas na Bahia, ventos costeiros no Nordeste e vendaval em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o Inmet, a formação do ciclone extratropical e a chegada de uma frente fria intensificarão os ventos fortes, especialmente no Rio Grande do Sul, em áreas de Santa Catarina e Paraná, e no sul do Mato Grosso do Sul. A população deve se manter informada e seguir as orientações das autoridades para evitar transtornos e garantir a segurança.
Em contrapartida, a partir de quarta-feira, o país experimentará o terceiro veranico do ano. “Isso vai elevar as temperaturas em São Paulo, Rio de Janeiro e outras áreas, mas calor mesmo, típico de veranico – com vários dias seguidos no inverno de 3°C a 5ºC acima da média – vai se instalar entre terça e quarta-feira, e deve durar até o dia 25, especialmente nas áreas mais centrais do país”, explica César Soares, meteorologista da Climatempo.
O calor fora de época deve atingir principalmente o Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso e parte de Goiás, onde as temperaturas podem variar entre 38°C e 40°C. A previsão indica ainda que a segunda metade do mês será marcada por temperaturas acima da média no Centro-Oeste e Sudeste, embora o ar seco possa trazer noites frias em regiões serranas.
Fonte: http://www.metropoles.com