CPMI do INSS: Irmão de Lula, Frei Chico, Pode Ser Convocado, Afirma Relator

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, que investigará fraudes e irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social, poderá convocar José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A afirmação foi feita ao Metrópoles pelo relator da CPMI, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), nesta quarta-feira (20/8).

Frei Chico, que ocupa o cargo de vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), poderá ser chamado a depor caso as investigações apontem seu envolvimento nos esquemas de descontos indevidos na folha de pagamento de aposentados e pensionistas.

Ayres enfatizou que o interesse em Frei Chico reside principalmente em sua ligação familiar com o presidente Lula. “Se tiver de chamar, nós vamos chamar. Acontece que o interesse nele é mais em função de ser o irmão do presidente do que propriamente alguma coisa que ligue ele verdadeiramente”, declarou o relator.

O Sindnapi, sediado em São Paulo e ligado à Força Sindical, está sob investigação da Polícia Federal na Operação Sem Desconto, desencadeada em abril deste ano. A operação teve como base uma série de reportagens do Metrópoles, conhecida como a Farra do INSS.

Após meses de atraso, a CPMI do INSS foi instalada nesta quarta-feira, com o objetivo de apurar as denúncias de fraudes no sistema previdenciário. O escândalo do INSS, revelado pelo Metrópoles, expôs um esquema bilionário de descontos indevidos nas mensalidades de aposentados, levando à abertura de inquérito pela Polícia Federal e apurações da Controladoria-Geral da União (CGU).

Fonte: http://www.metropoles.com

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!