A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem de 61 anos que atuava falsamente como advogado em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O falso advogado enganava principalmente idosos, cobrando honorários para processos que nunca eram protocolados.
Prisão no centro da cidade
O suspeito foi capturado nesta terça-feira (19) em uma sala comercial no centro de Ponta Grossa, onde exercia ilegalmente a profissão. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.
Como o golpe funcionava
Segundo as investigações, o falso advogado atraía clientes afirmando ser inscrito na OAB. Ele cobrava valores de honorários para ingressar com processos de aposentadoria ou renegociar financiamentos de veículos, mas nunca protocolava as ações.
O delegado da PCPR, Gabriel Munhoz, explicou que além do prejuízo financeiro, as vítimas também sofriam abalo psicológico, pois aguardavam decisões judiciais que jamais existiram.
Reincidência e carteirinha falsa
O homem já respondia a pelo menos oito inquéritos policiais. Em dezembro de 2024, ele havia sido preso em flagrante ao tentar utilizar uma carteirinha falsa da OAB. Na ocasião, descobriu-se que o número pertencia a uma advogada de São Paulo.
Denúncias
A PCPR pede que a população colabore com informações sobre estelionato ou falsidade profissional. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelos telefones 197 da PCPR, 181 do Disque-Denúncia ou pelo WhatsApp (42) 3219-2757. Em casos de flagrante, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190.
Fique por dentro das notícias no Instagram clique aqui