Alívio do Calor: Chuvas e Queda de Temperatura Varrem o País Após Veranico

Após um período de temperaturas elevadas impulsionadas por um veranico persistente, o clima no Brasil começa a mudar. O domingo (24/8) marcou o início de um declínio térmico, tendência que se intensificou nesta segunda-feira (25/8), trazendo alívio para diversas regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas sobre a queda de temperatura, que poderá ser sentida em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

De acordo com o Inmet, a redução nas temperaturas pode chegar a 5°C em algumas áreas, principalmente a partir do início da tarde. Além do declínio térmico, a população deve se preparar para chuvas intensas. O órgão emitiu três alertas para o início da semana, todos relacionados ao perigo de precipitações fortes.

O primeiro alerta meteorológico indica a possibilidade de chuvas de até 50mm no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, nas porções oeste e sul do Paraná e no extremo sul de Mato Grosso do Sul. Um aviso similar foi emitido para o norte do Pará, Roraima e Amapá. As autoridades recomendam atenção redobrada nas áreas afetadas.

Outro alerta se concentra no litoral baiano, especialmente em Salvador, com previsão de até 50mm de chuva e duração até a quarta-feira (27/8). Na capital baiana, a temperatura máxima prevista é de 27°C, contrastando com Teresina (37°C) e São Luís (36°C), que registrarão as maiores temperaturas entre as capitais nordestinas. A diversidade climática marca o país neste início de semana.

Enquanto isso, a capital paulista não deve ter chuvas, com temperaturas máximas de 22°C. Belo Horizonte terá máxima de 28°C, e Vitória, 29°C. No Rio de Janeiro, após um final de semana de tempo instável, a semana começa com sol entre nuvens e máxima de 32°C. Mesmo com previsão de chuva, Boa Vista e Macapá podem atingir 35°C, enquanto Palmas e Manaus podem chegar aos 37°C.

Fonte: http://www.metropoles.com

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!