O Paraná enfrentou uma verdadeira “gangorra” climática neste penúltimo fim de semana de agosto. Segundo o Simepar, os termômetros chegaram a 37,6°C no Litoral no sábado (23) e despencaram para 6,1°C em Palmas, no Sul do estado, no domingo (24).
Semana começa gelada e instável
O Simepar prevê que a última semana de agosto comece com frio intenso e instabilidade. Nesta segunda-feira (25), cidades do Sul podem registrar temperaturas abaixo dos 10°C, especialmente nas regiões próximas a Santa Catarina. O tempo deve permanecer nublado, com aberturas de sol em alguns momentos e chuvas isoladas, principalmente no Oeste, Centro e Sul.
Chuvas mais fortes a partir de terça
Entre terça (26) e quinta-feira (28), o escoamento em médios níveis da atmosfera mantém o tempo instável. Na terça, os acumulados podem chegar a 50 milímetros em regiões como os Campos Gerais, Litoral e Região Metropolitana de Curitiba. Já na quarta e quinta, a tendência é de chuvas ocasionais e menos intensas.
Sexta-feira mais quente e pancadas irregulares
Na sexta-feira (29), a concentração de nuvens deve permanecer entre o Litoral e as áreas centrais. Há possibilidade de chuviscos ocasionais na Serra do Mar e pancadas isoladas de chuva na metade Norte, em razão do aquecimento.
Fim de semana de contrastes
O sábado (23) registrou temperaturas acima de 35°C em cinco cidades: Morretes e Antonina (37,6°C), Paranaguá (37°C), Diamante do Norte (36,9°C) e Cerro Azul (36°C). No domingo (24), o cenário se inverteu: Palmas marcou 6,1°C e outras cinco cidades ficaram abaixo dos 10°C. No Litoral, que havia batido recordes de calor, as máximas não chegaram a 19°C.
Enquanto isso, o Norte manteve o clima quente, com Londrina chegando a 30,5°C.