Uma fiscalização realizada pela Polícia Militar (PM) identificou 47 cavalos, entre adultos e potros, em condições de maus-tratos em uma propriedade rural de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com a corporação, os animais estavam extremamente debilitados, magros e apresentavam problemas de pele. Fiscais ambientais da Prefeitura de Piraquara informaram que alguns deles estavam com um déficit de até 200 quilos em relação ao peso ideal.
Na segunda-feira (3), equipes da prefeitura verificaram que os cavalos não tinham acesso a água nem comida. Na ocasião, o proprietário do local se comprometeu a providenciar alimento, água, abrigo contra a chuva e tratamento para os animais doentes.
No entanto, ao retornarem à propriedade nesta quarta-feira (5), os fiscais constataram que nada havia sido feito. Durante a vistoria, um dos cavalos foi encontrado morto em uma área coberta, enquanto outros apresentavam um estado ainda mais crítico de saúde.
Além disso, um dos animais estava amarrado do lado de fora sem possibilidade de se movimentar. Pela falta de alimento, os cavalos tentavam romper uma tela de proteção para alcançar o gramado da área externa.
Diante da situação, a Polícia Militar Ambiental registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.), aplicou um auto de infração por maus-tratos e emitiu um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o responsável pela propriedade.
O fiscal ambiental da prefeitura de Piraquara, Yuzen Carvalho, reforçou que o local continuará sendo monitorado. “Caso as exigências não sejam cumpridas, uma nova multa será aplicada, além da já emitida pela Força Verde”, destacou.