Castores constroem barragem em dois dias e economizam R$ 7 milhões ao governo tcheco

Um grupo de oito castores construiu, em apenas duas noites, uma barragem que o governo da República Tcheca planejava havia mais de sete anos, economizando mais de 30 milhões de coroas tchecas (R$ 7,1 milhões) aos cofres públicos.

Os animais ergueram a estrutura exatamente no ponto onde o governo pretendia realizar a obra, na bacia do rio Moldava. O projeto tinha como objetivo restaurar o curso natural do rio, que havia sido desviado por construções militares, hoje abandonadas. Apesar de já contar com os recursos financeiros, a obra ficou parada porque as autoridades não conseguiam obter a permissão ambiental para intervir na área protegida.

A atuação dos castores surpreendeu as autoridades. “Eles construíram sem documentação e sem custos”, afirmou Bohumil Fiser, chefe da Administração da Área de Paisagem Protegida de Brdy, em entrevista à rádio Prague International.

Para especialistas, os castores demonstram grande eficiência na construção de barragens. A Agência Tcheca de Proteção da Natureza e da Paisagem (AOPK) destacou que “esses animais sempre escolhem os locais certos para construir, muitas vezes de forma mais eficiente do que os projetos elaborados no papel”.

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!