Brasília terá interdições no trânsito para o 7 de setembro; saiba onde

Alterações são necessárias para o desfile da Independência do Brasil

Esplanada será fechada a partir das 17h; governo do DF reforçará segurança para as comemorações da Independência.

Brasília terá interdições no trânsito para o 7 de setembro

As interdições no trânsito em Brasília são uma medida essencial para garantir a segurança e a fluidez das comemorações do Dia da Independência. O Detran-DF anunciou que a Esplanada dos Ministérios será fechada a partir das 17h deste sábado (6 de setembro), antecedendo o desfile marcado para o dia seguinte.

Alterações no trânsito e pontos de controle

As interdições começam na S1, na altura da Catedral, e na N1, entre o 1º Grupamento de Bombeiro Militar e a L2 Norte. Além disso, a ligação entre as vias S1 e N1, próxima ao Museu da República, será fechada às 16h para preparar espaços para ambulantes. O controle do tráfego será mantido nas vias S2, S3 e áreas adjacentes até que o público se disperse após o evento.

No dia do desfile, a partir das 4h, a S2 estará interditada do Supremo Tribunal Federal (STF) até a Procuradoria Geral da República (PGR). O trecho do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros até a Ponte JK permitirá apenas o acesso de veículos participantes do desfile.

A partir das 5h do dia 7, três pontos de controle serão estabelecidos na S2, com patrulhamento ativo nas vias S2, S3 e adjacências. Viaturas de guincho e empilhadeiras estarão posicionadas na Cidade da Segurança, montada no Complexo da República e em outros locais estratégicos, para remoções de veículos estacionados irregularmente. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) coordenará as operações nas vias S1, N1, N2 e adjacências, enquanto o Detran-DF ficará responsável por outras áreas.

Acesso ao desfile e transporte público

O Eixão funcionará normalmente, mas estará fechado para circulação de veículos. O público terá acesso ao local do desfile por três entradas. As arquibancadas abrirão às 6h, e o acesso será encerrado assim que a capacidade máxima for atingida. Com a expectativa de receber mais de 50.000 pessoas, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) acrescentará 134 ônibus à frota no domingo, mantendo as viagens gratuitas. O metrô funcionará das 5h30 às 19h, e os desembarques de carros de aplicativo serão feitos no estacionamento atrás do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

Para aqueles que optarem por ir de carro, haverá estacionamento disponível nos anexos dos ministérios, nos setores de Autarquias, Bancário e Comercial. A fiscalização será rigorosa, e veículos estacionados em locais proibidos poderão ser multados ou até rebocados. Para as pessoas com deficiência (PCDs) que desejarem assistir ao desfile, haverá acesso pelo Bloco J, com estrutura adequada, incluindo banheiros e rampas.

A segurança e o controle do trânsito são prioridades para o governo do Distrito Federal, que está empenhado em garantir que as comemorações da Independência ocorram de forma organizada e segura para todos os participantes.

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!