A terça-feira (5/8) é marcada por contrastes climáticos em todo o país. Uma frente fria avança pelo Sul, trazendo instabilidade e risco de temporais, enquanto o Centro-Oeste e o Nordeste enfrentam tempo seco e baixa umidade. Acompanhe os detalhes da previsão para cada região.
No Sul, a frente fria, vinda do litoral entre Santa Catarina e Paraná, intensifica as chuvas, principalmente em Florianópolis e Curitiba. A precipitação pode vir acompanhada de raios. No Rio Grande do Sul, o tempo instável se concentra no extremo norte e na Serra Gaúcha, com possibilidade de geada em algumas áreas do interior.
O Sudeste também sente os efeitos da frente fria, com aumento da nebulosidade e rajadas de vento no sul de São Paulo. No entanto, o restante da região permanece sob a influência do ar seco, com tempo firme no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. “No Triângulo Mineiro, valores abaixo dos 20% [de umidade relativa do ar] não estão descartados durante a tarde”, alerta a Climatempo.
No Centro-Oeste, a frente fria atinge o sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, com chance de pancadas de chuva expressivas e raios durante a madrugada. Em Mato Grosso, áreas de instabilidade associadas à umidade amazônica avançam sobre o extremo noroeste, com previsão de pancadas moderadas a fortes. Goiás e o Distrito Federal permanecem com tempo firme e umidade do ar em níveis críticos.
O Nordeste enfrenta a persistência da chuva concentrada na faixa leste e no agreste, com risco de temporais entre Maceió e Recife. O litoral do Maranhão também pode ter pancadas fortes à tarde. No interior, o tempo permanece seco e quente, com baixos índices de umidade no sul do Maranhão, sul do Piauí e no oeste da Bahia.
Por fim, na Região Norte, a combinação de calor e umidade gera instabilidades sobre o Acre, Rondônia e grande parte do Amazonas, com risco de temporais. A circulação de umidade vinda do oceano favorece a formação de nuvens carregadas entre o Amapá e o norte do Pará. Tocantins e sul do Pará terão tempo firme, com ar seco e umidade relativa do ar podendo cair abaixo dos 20% durante a tarde.
Fonte: http://www.metropoles.com