Reajustes e reequilíbrio financeiro elevam os custos
Segundo Vanderlei Gonçalves da Silva, representante da construtora Porto Beton, a ampliação do Aeroporto de Ponta Grossa pode ficar até R$ 35 milhões mais cara. A alta se deve ao reajuste de preços e ao chamado reequilíbrio financeiro, necessário quando insumos sobem acima dos índices previstos em contrato.
“É o reajuste da correção e o reequilíbrio financeiro de algum material. Tem algum material que subiu mais do que a correção”, afirmou Vanderlei.
Modelo contratual impede aditivos
O modelo adotado é o RDC (Regime Diferenciado de Contratações), que não permite aditivos para aumentar o valor do contrato. Isso significa que qualquer gasto além dos R$ 35 milhões iniciais pode ter que ser pago pela Prefeitura.
A ampliação do Aeroporto de Ponta Grossa é financiada pelo Programa de Aviação Regional, articulado pelo deputado federal Sandro Alex em 2019. As obras incluem novo terminal, taxiway, pátio de aeronaves, acesso viário e estacionamento.
Município pode ter que arcar com os custos extras
Caso os valores subam, a responsabilidade deve recair sobre os cofres municipais. Especialistas alertam que isso pode impactar diretamente áreas como saúde, educação e infraestrutura. Até o fechamento desta edição, a Prefeitura de Ponta Grossa não respondeu se será responsável por cobrir a diferença.
Voos cancelados e incertezas contratuais
Além do risco orçamentário, o Aeroporto Sant’Ana enfrenta a suspensão de voos da Azul, o que gerou mobilização de empresários e lideranças políticas. A Anac deve se manifestar nos próximos dias sobre o contrato e a possibilidade — ou não — de aditivos.
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