Após Turbulência, Hugo Motta Acelera Distribuição de Emendas e Busca Reafirmação na Câmara

Em busca de fortalecer sua liderança após tensões no plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), convocou presidentes de comissões para agilizar a destinação de emendas parlamentares. A reunião, realizada na terça-feira (12/8) na residência oficial da presidência, sinaliza uma tentativa de Motta de consolidar apoio, especialmente entre os líderes do Centrão.

O encontro ocorre após um período de instabilidade, marcado por um protesto da oposição que paralisou os trabalhos da Casa. A oposição, em uma manobra que durou mais de 30 horas, ocupou a mesa diretora em protesto contra a não inclusão na pauta do projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, buscando, segundo informações, beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Zé Vitor (PL-MG), deu início, nesta quarta-feira (13/8), à votação das opções para a alocação dos recursos, evidenciando o esforço em dar celeridade ao processo. A comissão da Saúde detém o maior orçamento da Câmara, com quase R$ 5 bilhões em indicações para este ano.

As emendas de comissão surgiram como alternativa às emendas de relator, conhecidas como “orçamento secreto”, após estas serem consideradas inconstitucionais pelo STF em 2022 devido à falta de transparência. “O mecanismo carecia de clareza quanto à destinação dos recursos e acabou sendo alvo de investigações”, relembra um analista político.

Com a pressão para destravar a pauta e a necessidade de demonstrar governabilidade, a articulação de Motta em torno das emendas ganha relevância. Resta saber se essa estratégia será suficiente para superar as recentes turbulências e garantir a estabilidade na condução dos trabalhos legislativos.

Fonte: http://www.metropoles.com

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!