Ar polar derruba temperaturas e causa sensação térmica negativa no Paraná

Frio intenso atinge quase todo o Estado

A chegada de uma massa de ar polar derrubou as temperaturas e causou sensação térmica negativa no Paraná nesta terça-feira (29). Apenas o Litoral escapou das mínimas abaixo de 9°C, segundo o Simepar. E a previsão é de ainda mais frio para a quarta-feira (30), com risco de geada em várias regiões.

O declínio térmico começou já na segunda-feira (28), quando os termômetros despencaram até 14°C entre a tarde e a noite. Em Curitiba, por exemplo, a temperatura média caiu de 19,4°C às 14h para apenas 9°C à meia-noite. O mesmo ocorreu em outras cidades, como Cambará e Cerro Azul, onde os termômetros também registraram queda acentuada.

Sensação térmica negativa e recordes de frio

Nesta terça (29), as menores temperaturas do amanhecer foram registradas em Guarapuava (1,9°C), São Mateus do Sul (2°C) e Lapa (2,5°C). No Litoral, as mínimas ficaram acima de 9°C: Paranaguá (12,4°C), Guaratuba (12,2°C) e Morretes (11,8°C).

Com a presença do vento, a sensação térmica ficou ainda mais baixa. Santa Maria do Oeste chegou a -1,2°C às 6h30, Guarapuava marcou -0,5°C e Lapa, -0,4°C.

Algumas cidades registraram a temperatura mais baixa de julho até agora, como Cerro Azul (5°C), Cornélio Procópio (7°C) e Santo Antônio da Platina (6,5°C).

Risco de geada se espalha pelo Paraná

Segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, o frio continuará ao longo da semana. Mesmo com sol, as máximas não devem passar dos 20°C em pontos isolados do Noroeste e Norte Pioneiro. No restante do Estado, a previsão é de máximas em torno dos 15°C.

Na quarta-feira (30), o frio ganha intensidade, aumentando o risco de geada. “Com vento fraco e temperaturas abaixo de 5°C, o risco é de geada forte no Centro-Sul, moderada nos Campos Gerais e fraca a moderada na Região Metropolitana de Curitiba”, explica Jacobsen.

Na quinta-feira (31), o frio permanece, mas com geadas menos abrangentes. A massa de ar polar só começa a perder força na sexta-feira (01).

Simepar segue monitorando o clima

Com 120 estações meteorológicas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar fornece dados cruciais para a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. O sistema ajuda a monitorar desde chuvas extremas e alagamentos até incêndios e secas.

A previsão para os 399 municípios do Paraná é atualizada duas vezes ao dia no site www.simepar.br, com informações detalhadas por hora sobre temperatura, chuva, vento e umidade.

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!