Um grupo de 17 associações de bairros em São Paulo está pedindo ao Metrô que revise o projeto da futura linha 20-rosa, que atualmente prevê apenas duas estações na Faria Lima, enquanto o plano original incluía cinco. As associações argumentam que a linha deve acompanhar os principais eixos de movimentação da cidade e que a nova proposta desconecta a linha de áreas de alto fluxo, prejudicando o potencial de captação de usuários. O Metrô justificou que a alteração se baseia em estudos técnicos, mas as associações encomendaram um estudo que defende a manutenção das cinco estações, ressaltando a concentração de empregos e atividades comerciais na área.
Associações de bairro solicitam mais paradas na futura linha 20-rosa em São Paulo.
Um grupo com 17 associações e entidades de bairros tenta convencer o Metrô a retomar o plano original da futura linha 20-rosa, que tinha cinco estações na avenida Faria Lima, e atualmente conta com apenas duas: Tabapuã e Jesuíno Cardoso. As associações defendem que a linha deve acompanhar os principais eixos de movimentação da cidade, assim como a linha 2-verde na avenida Paulista.
O que está em jogo
O Metrô afirma que a nova proposta foi definida com base em estudos técnicos que indicaram a inviabilidade de uma estação na Faria Lima devido a restrições geológicas. Contudo, moradores e associações argumentam que a alteração prejudica o acesso a áreas de alto fluxo econômico e social, o que pode desestimular o uso do transporte público.
Argumentos das associações
As associações encomendaram um estudo de viabilidade técnica que defende a manutenção de cinco estações na Faria Lima, destacando a importância do local para deslocamentos pendulares e o desenvolvimento econômico. O estudo sugere que as estações Pedroso de Morais e Rebouças poderiam potencializar a captação de usuários pela alta concentração de empregos e atividades comerciais nas proximidades.
A posição do Metrô
Em resposta, o Metrô explicou que está revisando o anteprojeto e avaliando ajustes que podem incluir o reposicionamento de estações, com base em critérios técnicos. A expectativa é que a linha 20-rosa, com 33 km de extensão, comece a ser construída em 2027, conectando municípios do ABC à zona oeste de São Paulo, com uma previsão de 1,3 milhão de passageiros diários.
Opiniões divergentes
A proposta de construção da estação Girassol, na Vila Madalena, também gera polêmica, com moradores preocupados com a especulação imobiliária que pode ocorrer na região. A discussão sobre o projeto da linha 20-rosa continua, com moradores divididos entre os que apoiam e os que se opõem à ampliação das estações.