Brasil em Alerta: Calor Extremo, Umidade Crítica e Temporais Marcam a Quinta-Feira

O Brasil enfrenta nesta quinta-feira (21/8) uma dramática combinação de extremos climáticos, com ondas de calor que se aproximam dos 40°C em diversas regiões, enquanto outras áreas sofrem com a baixa umidade do ar e a ameaça de temporais. De acordo com a Climatempo, o país está sob o efeito de um “veranico”, um período atipicamente quente durante uma estação mais amena.

No Sudeste e Centro-Oeste, o calor intenso é acompanhado por níveis preocupantemente baixos de umidade. Em Goiás, Distrito Federal e no nordeste de Mato Grosso, a umidade relativa do ar pode despencar para menos de 12%, elevando o risco de problemas respiratórios e incêndios. A capital federal, Brasília, enfrenta um período prolongado de estiagem, com mais de dois meses sem chuvas significativas.

Enquanto o Sudeste e o Centro-Oeste sofrem com o calor e a secura, o Nordeste litorâneo está sob alerta para temporais. A umidade vinda do oceano mantém a chuva em estados como Alagoas, Sergipe e Pernambuco, com risco de tempestades em Maceió e chuva forte em Aracaju. O interior da região, por outro lado, enfrenta calor e baixa umidade, especialmente no oeste da Bahia, sul do Piauí e Maranhão.

No Sul, após o afastamento de uma frente fria, o tempo volta a firmar, com predomínio do sol. No entanto, ainda há possibilidade de pancadas de chuva isoladas no noroeste do Paraná durante a tarde. À noite, instabilidades podem trazer chuva moderada e risco de temporais localizados para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Finalmente, na região Norte, a chuva se concentra no Amazonas e em Roraima, com potencial para pancadas fortes. No Amapá, a instabilidade é mais fraca e isolada, enquanto em Rondônia, o calor se destaca, com temperaturas que podem superar os 35°C. O país, portanto, vivencia um mosaico climático complexo, exigindo atenção e cuidados redobrados por parte da população.

Fonte: http://www.metropoles.com

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!