BYD supera Honda e se torna a 7ª marca que mais vende carro zero km no Brasil

Marca chinesa alcança nova posição no ranking de emplacamentos do país.

BYD ultrapassa Honda e se torna a 7ª marca que mais vende carro zero km no Brasil.

BYD supera Honda no Brasil

A BYD, montadora chinesa, alcançou um marco significativo ao superar a Honda no ranking de marcas de carros mais vendidas no Brasil em 2025. A marca agora ocupa a sétima posição na lista acumulada de emplacamentos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Entre janeiro e agosto de 2025, a BYD emplacou 66.419 veículos, enquanto a Honda ficou com 65.589 unidades. Essa conquista representa um crescimento notável para a BYD, que no ano anterior havia terminado em décimo lugar com 76.402 veículos.

Análise das vendas e desempenho

No comparativo mensal, a BYD superou a Honda em quatro meses, com as maiores diferenças de vendas ocorrendo em julho e agosto. Este crescimento é reflexo da estratégia agressiva da BYD, que, segundo Milad Kalume Neto, consultor independente do setor automotivo, contou com um estoque robusto de veículos e campanhas promocionais eficazes. A empresa tem sido uma das principais responsáveis pela introdução de veículos chineses no Brasil, aumentando a competitividade no mercado.

O que está por trás do sucesso da BYD

O volume de veículos da BYD em estoque chamou a atenção da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em julho, o presidente da Anfavea, Igor Calvet, destacou que os estoques das montadoras chinesas chegaram a 111 mil veículos. Isso levanta preocupações sobre a quantidade de veículos não vendidos, embora também ofereça à BYD a capacidade de controlar a oferta e realizar promoções para atrair consumidores.

Além disso, a BYD tem se destacado no mercado de veículos híbridos, tendo vendido 18 vezes mais que a Honda em 2025, o que demonstra a preferência dos consumidores por suas opções. Até agosto, a Honda registrou apenas 1.774 emplacamentos no segmento, enquanto a BYD alcançou 31.953.

Comparação entre modelos

As diferenças de preço e tecnologia entre os modelos da BYD e da Honda são notáveis. O híbrido mais acessível da Honda, o Civic Advanced Hybrid, custa cerca de 40% a mais do que o modelo eletrificado mais em conta da BYD, que é o Song Pro. Apesar de serem veículos voltados a públicos diferentes – o Civic sendo um sedã consolidado e o Song Pro um SUV urbano – a tecnologia avançada da BYD se destaca, pois permite rodar até 39 km apenas no modo elétrico, um recurso que não está presente nos modelos híbridos da Honda.

A trajetória da Honda no Brasil

A Honda tem uma longa história no Brasil, iniciando suas operações com motocicletas em 1971 e começando a importar automóveis em 1992. O Civic passou a ser produzido nacionalmente em 1997, mas desde 2022, a fábrica de Sumaré (SP) se dedica apenas à fabricação de motores e componentes. O investimento de R$ 4,2 bilhões está sendo utilizado para desenvolver o primeiro motor híbrido flex da Honda, que será produzido nessa unidade.

Atualmente, apenas o HR-V e as duas versões do City são fabricados no Brasil, enquanto os demais modelos, como Civic e CR-V, são importados. Essa configuração pode impactar a competitividade da Honda no mercado, especialmente diante do crescimento da BYD.

O futuro da BYD e do mercado automotivo

A BYD, por sua vez, foca exclusivamente em veículos elétricos e híbridos e possui uma fábrica em Camaçari (BA), onde produz modelos como Dolphin Mini, Song Pro e King. A montadora chinesa também anunciou o desenvolvimento de um motor híbrido flex, que será incorporado ao modelo Song Pro. Esse movimento pode significar uma intensificação da competição entre as montadoras no Brasil, especialmente no setor de veículos híbridos e elétricos. Com as mudanças no mercado e o aumento da demanda por modelos sustentáveis, a BYD parece bem posicionada para continuar sua trajetória de crescimento.

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