A previsão do tempo indica riscos de temporais e quedas de temperatura
O ciclone extratropical provoca chuvas e instabilidades em várias regiões do Brasil. Confira a previsão do tempo.
O ciclone extratropical ainda atua ao largo da costa da região Sul e sua frente fria associada provoca pancadas de chuva entre a metade norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A previsão do tempo indica riscos de temporais e quedas de temperatura nas áreas afetadas.
Condições no Sul do Brasil
Entre a serra e planalto gaúcho, no sul, centro e oeste catarinense, além do extremo sul paranaense, o risco de temporais é elevado. Em Porto Alegre, a previsão é de chuva forte restrita ao período da madrugada e início da manhã. Em Santa Catarina, a condição de chuva forte se estende pela manhã, enquanto em Curitiba as pancadas variam entre fraca e moderada. À tarde, as instabilidades tendem a perder força à medida que a massa de ar polar avança, derrubando as temperaturas à noite.
Ventos fortes e instabilidades
As rajadas de vento continuam a ganhar força ao longo do dia em boa parte dos três estados, especialmente sobre a costa gaúcha e toda metade leste catarinense e paranaense, onde os ventos podem ultrapassar os 50 km/h. No Sudeste, a frente fria avança, mas de forma enfraquecida, mantendo apenas chuvas isoladas em algumas áreas do oeste e sul de São Paulo, além do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Apesar da baixa influência na chuva, o deslocamento da frente fria deve favorecer a ocorrência de fortes rajadas de vento, especialmente no estado de São Paulo, onde as rajadas podem chegar a 70 km/h.
Situação no Centro-Oeste e Nordeste
No Centro-Oeste, a frente fria deve espalhar instabilidades sobre o sul e oeste de Mato Grosso do Sul ainda pela manhã, com chance para pancadas fortes isoladas. À tarde, o tempo tende a firmar em todo o estado. Em Goiás e no Distrito Federal, sol e calor predominam, com alerta de baixa umidade do ar na parte da tarde. No Nordeste, a circulação de ventos do oceano mantém pancadas isoladas entre o litoral da Bahia e o Rio Grande do Norte, com atenção especial para Sergipe e Alagoas, onde há risco de fortes pancadas de chuva. Por outro lado, o interior nordestino continua com tempo firme e calor intenso.
Previsão para o Norte do Brasil
No Norte, o calor e a umidade sustentam pancadas de chuva no Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, que podem ser fortes em alguns pontos. Entre Tocantins, Amapá e centro-leste do Pará, o tempo firme predomina, com alerta de baixa umidade à tarde. No final de semana, as temperaturas devem cair em algumas capitais, enquanto o Centro-Norte do país continua a conviver com calor intenso e umidade relativa do ar em estado de alerta.