Como escolher o capim ideal para gado e cavalo

Dicas práticas para pecuaristas sobre manejo de pastagens

Entenda como escolher o capim ideal para criar gado e cavalos na mesma pastagem.

A busca por uma pastagem que sirva tanto para gado quanto para cavalos é um desafio para muitos pecuaristas. Segundo o engenheiro agrônomo Wagner Pires, especialista em pastagens, a escolha do capim certo e um manejo adequado são essenciais para o sucesso na criação de ambos os animais na mesma área.

Diferenças de pastejo entre gado e cavalos

A principal diferença entre o pastejo do gado e do cavalo é a forma como cada um corta o capim. Os bovinos, por exemplo, costumam comer andando, pegando as pontas das plantas. Já os cavalos cortam o capim de forma mais agressiva, muitas vezes até a raiz. Isso pode causar problemas para a forrageira, especialmente se os equídeos consumirem a gema apical, que é o tecido responsável pelo crescimento da planta.

Variedades de capim recomendadas

Wagner Pires destaca que, apesar de várias gramíneas serem adequadas para ambos os tipos de animal, algumas são mais indicadas devido a suas características específicas. As variedades recomendadas incluem:

  • Braquiária humidícola
  • Dictyoneura ou laneiro
  • Tifton
  • Grama estrela
  • Panicum aruana: Excelente para equinos, caprinos e ovinos, possui gema apical baixa.

Cuidados com o capim Massai

Embora o capim Massai possa ser consumido pelos cavalos quando está baixo, ele perde digestibilidade à medida que cresce. Isso pode levar os animais a comerem em excesso, resultando em problemas digestivos.

Considerações finais sobre o manejo

A escolha do capim deve sempre considerar o manejo que se pretende implementar. Variedades como Mombaça e Zuri, que possuem porte mais alto, também devem ser utilizadas com cautela para evitar que os cavalos danifiquem a forrageira. Um manejo consciente garantirá a saúde e o bem-estar tanto do gado quanto dos cavalos.

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!