Empresa enfrenta impacto direto do aumento de tarifas norte-americanas sobre madeira brasileira
A Millpar concede férias coletivas em Guarapuava por 15 dias, a partir desta segunda-feira (14). A decisão da empresa — uma das maiores do setor madeireiro da Região Central do Paraná — foi anunciada nesta sexta-feira (11) e tem relação direta com a nova tarifa imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros, que passará de 10% para 50% no dia 1º de agosto.
Produção quase toda voltada à exportação
Localizada às margens da PR-466, entre o Parque Tecnológico Cidade dos Lagos e o distrito de Palmeirinha, a Millpar exporta quase toda sua produção para o mercado norte-americano. O anúncio do aumento da tarifa pegou o setor de surpresa. “O cenário se torna ainda mais complexo e exige de nós respostas ágeis, conscientes e coordenadas”, destacou o CEO Ettore Giacomet Basile.
Comitê de Crise avalia novas medidas
Segundo a nota oficial, o Comitê de Crise da empresa já havia iniciado cortes orçamentários e passou a priorizar a preservação do caixa como forma de manter a liquidez. A paralisação temporária das atividades integra esse conjunto de ações. A possibilidade de prorrogação por mais 15 dias não está descartada.
“Atravessamos um momento que exige sacrifícios. Vamos superá-lo preservando o essencial: nossas pessoas e a continuidade da nossa história”, afirmou Basile.
Governo brasileiro estuda resposta
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou no domingo (14) que o governo estuda alternativas para reverter a decisão norte-americana. A medida, considerada protecionista, afeta diretamente diversos setores exportadores, especialmente os ligados à madeira e seus derivados.
Fique por dentro das notícias também no instagram. Clique aqui!
- Veja também:
Informações: Paraná Central
[…] Receita Federal apreendeu anabolizantes ilegais em Ponta Grossa na última sexta-feira (11), em operação conjunta com a Polícia Militar. O flagrante aconteceu na […]