O senador Marcos do Val (Podemos-ES) voltou a desafiar as medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Flagrado chegando à sua residência funcional em Brasília neste sábado (23/8), o parlamentar aparentemente descumpriu a ordem de recolhimento domiciliar integral, válida para fins de semana e feriados.
Esta não é a primeira vez que o senador ignora as determinações judiciais. Na sexta-feira (22/8), Do Val já havia provocado polêmica ao realizar uma transmissão ao vivo em seu canal no YouTube, exibindo inclusive a tornozeleira eletrônica que utiliza por determinação da Justiça.
Imagens exclusivas obtidas pelo Metrópoles mostram o senador desembarcando em sua residência, carregando uma mochila e acompanhado por seguranças. A situação levanta questionamentos sobre o cumprimento efetivo das medidas restritivas impostas a Do Val.
O senador é alvo de investigação por suspeita de obstrução de Justiça, após divulgar informações sobre o delegado da Polícia Federal responsável pelas investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Além do recolhimento domiciliar, Do Val também está proibido de usar redes sociais e teve seus passaportes cancelados, além de bloqueio de bens e salário.
A ousadia do senador se manifestou também durante a live no YouTube, onde, além de exibir a tornozeleira, proferiu insultos contra o ministro Alexandre de Moraes. “Eu não recuo. E se eu tiver que sair do Brasil, Alexandre, eu vou. Sou cidadão europeu e americano”, declarou Do Val, desafiando abertamente a autoridade judicial.
Fonte: http://www.metropoles.com