Escolas do Paraná oferecem aulas extras para preparar estudantes para Enem e vestibulares

Aulas no contraturno para ampliar oportunidades

Ingressar no ensino superior é o sonho de muitos jovens. Para ajudar nesse objetivo, 16 escolas do Paraná estão oferecendo aulas extracurriculares e grupos de estudo para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

A iniciativa integra o Programa Parceiro da Escola em parceria com o Grupo Apogeu, que atua na preparação para vestibulares, Enem e Saeb. O objetivo é reforçar o aprendizado e aumentar a confiança dos estudantes para as provas.

Preparação gratuita dentro da escola

A diretora do Colégio Estadual Tarsila do Amaral, em São José dos Pinhais, Karin Andressa Pereira da Cunha Mesquita, afirma que o projeto atende a uma antiga demanda da comunidade.

“Muitos alunos não têm condições de pagar cursinho ou se deslocar para estudar fora daqui. Assim, trouxemos o preparatório para dentro da escola, para que todos tenham acesso. Os alunos estão motivados e a adesão tem sido muito positiva”, destaca.

As aulas acontecem no contraturno escolar e já beneficiam cerca de 3.250 alunos. O conteúdo inclui revisões, simulados, oficinas de redação e aulões temáticos.

Dinâmica diferenciada atrai os estudantes

No Colégio Estadual Costa Viana, também em São José dos Pinhais, os aulões ocorrem todos os sábados. As aulas alternam conteúdos de Português, Matemática, Geografia, História e Química.

“Essas aulas são mais dinâmicas, com foco nos vestibulares. É um momento fora do ensino convencional, com mais exercícios e simulações de prova”, explica o professor de Matemática, Vinicius Tonon.

A estudante Natalia G. Martins, do 2º ano, sonha em cursar Medicina e vê nas atividades um passo importante: “Os professores já passam exercícios no formato do vestibular e isso ajuda muito”.

Estratégias e motivação

Além dos aulões, professores utilizam provas anteriores do Saeb e simulados como estratégia. Até gincanas de Português e Matemática já foram promovidas para manter os alunos engajados.

Para a aluna Gabriela Regina Milbraor, as aulas fazem diferença: “Durante a semana nem sempre o conteúdo é voltado ao vestibular. Aqui, conseguimos focar no que é realmente importante”.

Expansão do programa

O Programa Parceiro da Escola foi criado por lei estadual após um projeto-piloto em Curitiba e São José dos Pinhais. Hoje, são 82 colégios participantes em 34 municípios do Paraná.

O Grupo Apogeu é responsável por 16 unidades em Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Guarapuava. Outras instituições são administradas pelas empresas Tom Educação e Impulso.

Com aulas direcionadas e acompanhamento constante, as escolas esperam que os estudantes cheguem mais confiantes às provas, ampliando suas oportunidades acadêmicas.

Fique por dentro das notícias no Instagram clique aqui

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!