Estudantes do Paraná criam calculadora pedagógica de matemática com robótica e inteligência artificial

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Com criatividade, robótica e inteligência artificial, estudantes do Colégio Princesa Izabel, em Paiçandu, criam calculadora pedagógica de matemática que estimula o raciocínio e revoluciona o aprendizado da tabuada.
Com criatividade, robótica e inteligência artificial, estudantes do Colégio Princesa Izabel, em Paiçandu, criam calculadora pedagógica de matemática que estimula o raciocínio e revoluciona o aprendizado da tabuada.

Calculadora pedagógica de matemática revoluciona o aprendizado no Noroeste do Paraná

No Colégio Estadual Princesa Izabel, em Paiçandu, robótica, inteligência artificial e criatividade andam juntas. Um grupo de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental criou uma calculadora pedagógica de matemática que está mudando a forma de aprender a tabuada.

Finalizado no segundo semestre de 2024, o projeto nasceu com um objetivo claro: ajudar os colegas com dificuldade em multiplicações. Mas a proposta vai além da simples conta. A calculadora pedagógica de matemática só mostra o resultado depois que o estudante arrisca um palpite. Assim, transforma o erro em aprendizado.

Tecnologia a serviço da educação

Sob orientação do professor André Luiz Lopes, responsável pelas aulas de Robótica e Educação Financeira, os estudantes projetaram o equipamento usando caixa de papelão, potenciômetro, teclado matricial, visor LCD e uma bateria de 9v. A programação contou com o auxílio da inteligência artificial.

A cada aula, o grupo testava e aperfeiçoava o modelo. Com dedicação e paciência, alcançaram a versão final. Desde então, a calculadora pedagógica de matemática passou a ser usada em atividades do Programa Mais Aprendizagem (PMA) e nas salas de recursos multifuncionais da escola.

Impacto direto no desempenho dos alunos

Anderson Ryan de Souza, 14 anos, é um dos beneficiados. Estudante do 8º ano, ele usou a calculadora mais de 20 vezes. “Ela me ajudou a decorar a tabuada e a entender expressões numéricas grandes. É fácil, prática e fez muita diferença”, contou.

Marcos Vinícius Rodrigues, que já está no 1º ano do Ensino Médio, participou da criação do projeto. Para ele, a experiência foi transformadora. “A gente aprendeu robótica de verdade e ainda ajudou colegas com dificuldade. Foi incrível ver tudo funcionando.”

Aprendizado coletivo e futuro promissor

Segundo o professor André, o projeto fortaleceu a colaboração entre os alunos e mostrou o potencial da tecnologia como ferramenta educativa. “Eles pensaram em uma solução para a escola e ainda desenvolveram habilidades de lógica, programação e trabalho em equipe”, explicou.

Para 2025, a meta é ousada: produzir novas unidades e expandir as funções da calculadora pedagógica de matemática, incluindo as operações de adição, subtração e divisão.

Investimento do Estado amplia alcance da robótica

A inovação desenvolvida em Paiçandu é reflexo direto dos investimentos do Governo do Paraná. Desde 2021, mais de R$ 30 milhões foram aplicados na aquisição de kits de robótica. Atualmente, mais de 160 mil alunos da rede estadual têm acesso a práticas de robótica. A programação também avança: são cerca de 500 mil estudantes beneficiados, com mais de 1 milhão de atividades realizadas.

Além disso, a rede estadual investe fortemente em plataformas digitais. Ferramentas como o Redação Paraná, o Leia Paraná, o Matemática Paraná e o Inglês Paraná oferecem milhares de atividades e promovem a aprendizagem contínua.

Tecnologia e criatividade como pilares da nova educação

A criação da calculadora pedagógica de matemática mostra como os estudantes paranaenses estão prontos para usar tecnologia de forma criativa e solidária. Ao aplicar o conhecimento em projetos reais, os alunos não só aprendem — eles transformam a escola e inspiram outros a fazer o mesmo.

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