Uma mulher de 36 anos foi presa na tarde de quarta-feira (9) em Irati, na região central do Paraná, suspeita de aplicar golpes na própria mãe, uma idosa de 72 anos. A filha é acusada de fraudes, transferências bancárias indevidas e contratação de empréstimos em nome da vítima.
Fraude com uso de reconhecimento facial
De acordo com o delegado Gabriel Marinho, a filha usava o rosto da mãe para contratar empréstimos e abrir contas bancárias. A idosa relatou que a filha frequentemente a fotografava com a desculpa de “regularizar o benefício previdenciário”.
“Constatou-se que a suspeita provavelmente se valia do reconhecimento facial da vítima para concluir os contratos bancários”, afirmou o delegado.
Benefício foi desviado para conta nova
As investigações começaram em janeiro de 2025. A idosa registrou boletim de ocorrência após descobrir que sua pensão estava comprometida com empréstimos que não reconhecia. Com ajuda de familiares, ela também identificou que a filha havia criado uma nova conta bancária e transferido a pensão para lá, sem seu conhecimento.
Além dos empréstimos, houve transferências via PIX da conta da idosa diretamente para a filha. O delegado explicou que a nova conta bancária estava recebendo os depósitos da pensão por morte do marido da vítima, o que motivou o pedido de prisão preventiva da suspeita.
Prisão preventiva para evitar novos prejuízos
“Ainda havia risco de novos desvios, já que a filha mantinha acesso às contas da mãe”, destacou o delegado. A mulher foi autuada por furto qualificado, fraude e abuso de confiança.
A identidade da suspeita não foi revelada pela Polícia Civil, em respeito à Lei de Abuso de Autoridade.
Fique por dentro das notícias também no instagram. Clique aqui!
- Veja também: