Governo do Paraná inicia elaboração do Plano Estadual de Logística e Transportes em Ponta Grossa

Caravana do PELT-PR vai percorrer o Estado para ouvir a população e planejar investimentos em mobilidade e infraestrutura; mais de R$ 580 milhões foram anunciados para a região dos Campos Gerais.

O Governo do Paraná deu início, nesta segunda-feira (1º), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, à elaboração do Plano Estadual de Logística e Transportes (PELT-PR), que vai orientar os investimentos em mobilidade para os próximos anos. O projeto será desenvolvido pela Infra S.A, do Ministério dos Transportes, responsável pelo modelo de concessões das rodovias do Estado. O investimento é de R$ 4,4 milhões.

A solenidade marcou também o lançamento da caravana do PELT-PR, que vai percorrer todas as regiões do Paraná para colher dados e ouvir a sociedade sobre as principais demandas de mobilidade, transporte e logística. Haverá ainda uma plataforma online para que a população possa enviar sugestões. Os primeiros resultados devem ser divulgados em abril de 2026.

Investimentos na região dos Campos Gerais

Durante o evento, o Estado anunciou mais de R$ 580 milhões em obras e ações já garantidas para a região, incluindo R$ 481 milhões para recape e pavimentação urbana e R$ 107 milhões para estradas rurais e aquisição de maquinários agrícolas.

“Estamos iniciando a caravana do PELT por Ponta Grossa porque a cidade é um entroncamento logístico fundamental, que conecta diferentes regiões do Estado e do País. Aqui é o lugar certo para começar a planejar o futuro da mobilidade paranaense”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

O pacote contempla 33 projetos para 19 municípios dos Campos Gerais e outros 15 projetos para nove cidades do Centro-Sul. Somente Ponta Grossa receberá R$ 100 milhões em investimentos pelo programa Asfalto Novo, Vida Nova.

Obras estratégicas em andamento

Entre as obras de maior impacto está a restauração da PR-151 em concreto, entre Ponta Grossa e Palmeira, e a duplicação do trecho da PR-151 entre a BR-376 e a PR-438. O DER/PR também está elaborando anteprojeto para a duplicação da rodovia no perímetro urbano de Ponta Grossa, melhorando o acesso à UTFPR.

Outro destaque é o avanço do Moegão, a maior obra portuária pública do Brasil, que já está 67% concluída e terá capacidade para descarregar até 900 vagões por dia. A entrega está prevista para dezembro de 2025, com início da operação em 2026.

Concessões rodoviárias

O encontro também tratou do maior pacote de concessões da história do Paraná, que prevê R$ 16 bilhões em investimentos no Lote 3, incluindo dois novos contornos em Ponta Grossa – Norte (14,6 km) e Leste (27,7 km) – para retirar o tráfego pesado do centro da cidade.

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