Governo Reconhece Falha na Articulação e Busca Reverter Revés na CPMI do INSS

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, admitiu publicamente um “erro de mobilização” da base governista no Congresso Nacional, referindo-se à formação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A declaração foi dada em meio a preocupações sobre a composição da comissão e seu potencial impacto nas investigações.

Segundo Hoffmann, a ausência de membros importantes da base governista durante a escolha dos integrantes da CPMI resultou em uma composição desfavorável ao governo. “Nós tivemos um erro de mobilização da nossa base para a CPMI. Nós faltamos, pessoas da nossa base faltaram, e foi um erro de mobilização. Não vai voltar a acontecer”, afirmou a ministra à CNN, indicando uma reavaliação da estratégia de articulação política.

A CPMI, que ganhou força após denúncias reveladas pelo Metrópoles sobre o aumento expressivo do faturamento de entidades autorizadas a cobrar mensalidades de aposentados, tem gerado debates acalorados no cenário político. As investigações apontam para um salto de R$ 544 milhões (2021) para R$ 2,1 bilhões (2024) nos valores arrecadados por meio de descontos, levantando suspeitas de irregularidades e motivando ações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU).

A escolha de Carlos Viana (Podemos-MG) para a presidência da CPMI e de Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) como relator representou um golpe para o governo, que havia indicado outros nomes para as funções. Gleisi Hoffmann, no entanto, busca minimizar os danos e promete uma atuação firme na comissão, visando também responsabilizar a oposição por eventuais irregularidades.

“Nós vamos, para essa CPMI, fazer a discussão realmente das responsabilidades, de quem iniciou esse processo. E a oposição tem muita responsabilidade nisso”, enfatizou a ministra, sinalizando que o governo pretende explorar possíveis falhas de gestões anteriores. Após o revés inicial, Gleisi Hoffmann convocou a base governista para alinhar estratégias e buscar uma reorganização na CPMI.

Fonte: http://www.metropoles.com

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!