Granizo transforma Castro em “paisagem de neve” e causa estragos

Cidade ficou coberta de gelo em menos de 20 minutos

Uma forte chuva de granizo transformou Castro, nos Campos Gerais do Paraná, em um verdadeiro cenário de neve nesta terça-feira (26). O fenômeno cobriu ruas, avenidas e áreas rurais da cidade, impressionando moradores e deixando estragos em imóveis e prédios públicos.

Granizo intenso em Castro

A chuva começou por volta das 9h10 e durou menos de 20 minutos. No entanto, a intensidade foi suficiente para forrar a cidade com gelo, tanto na zona urbana quanto na área rural.

Segundo o meteorologista Allef Matos, do Simepar, o fenômeno ocorreu devido ao deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis pelo estado. “Esse sistema está carregando ar muito frio, o que cria condições ideais para formação de granizo”, explicou.

Estragos e atendimentos

A Prefeitura de Castro informou que recebeu diversos relatos de estragos em telhados de casas e prédios públicos. As unidades básicas de saúde Jeovah Ribeiro, Tronco e Araucária, além do setor de Fisioterapia da Vila Rio Branco, tiveram danos.

Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e secretarias municipais foram mobilizadas para atender a população. A prefeitura destacou que o impacto foi maior na região Sul de Castro e em bairros como Jardim Termas de Riviera, Jardim Alvorada, Centro e Vila Rio Branco.

Orientações da Defesa Civil
• Em emergências, ligar 193.
• Para abrigo, telhas, lonas e madeira, acionar o 153 da Guarda Municipal.

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!