Javali Gigante de 250 kg Abatido em Minas Gerais: Caçadores Autorizados Realizam o Abate em Lavoura

Um javali de proporções impressionantes, pesando cerca de 250 kg e medindo mais de 1,60 metro de comprimento, foi abatido por caçadores em Paracatu, Minas Gerais. O incidente ocorreu em uma área de lavoura próxima a uma fazenda, onde os caçadores rastrearam o animal com o auxílio de um veículo e lanternas noturnas.

De acordo com Cristiano Mendonça, treinador que acompanha o grupo, uma espingarda foi utilizada para abater o javali. O grupo é registrado como Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) e este foi o terceiro javali de grande porte abatido nos últimos quatro meses. A ação evidencia a crescente presença desses animais e a necessidade de controle populacional.

A caça de javalis no Brasil é regulamentada e exige autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Desde 2013, o órgão autoriza o controle da espécie devido aos riscos que ela representa para a biodiversidade. O objetivo principal é conter a multiplicação descontrolada dos animais, que já foram registrados em 15 estados brasileiros, incluindo Minas Gerais e Goiás.

O Ibama exige que os interessados em realizar o controle do javali se inscrevam no Cadastro Técnico Federal e obtenham o Certificado de Regularidade. Além disso, é necessário solicitar a autorização de manejo, e as armas de fogo utilizadas devem estar devidamente registradas no Exército. A presença do javali no Brasil é um problema ambiental complexo.

Originários da Europa, norte da África e Ásia, os javalis foram introduzidos no Brasil há mais de um século e, posteriormente, cruzaram com porcos domésticos, dando origem ao javaporco, um híbrido ainda maior e mais resistente. Classificado como uma das 100 piores espécies exóticas invasoras pela União Internacional de Conservação e Natureza (UICN), o javali representa uma séria ameaça à biodiversidade, destruindo plantações e causando prejuízos significativos aos agricultores.

Casos de javalis gigantes abatidos na região não são raros. Em abril, um animal de 190 kg foi morto em um milharal, e no mês seguinte, caçadores relataram o abate de um javali com 2,40 metros de comprimento, 1,55 metro de altura e peso estimado em 300 kg. A caça desses animais é frequentemente solicitada por fazendeiros que sofrem perdas em suas lavouras devido à ação dos javalis.

Fonte: http://www.metropoles.com

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!