Serviço foi interrompido após descarrilamento de composição
A linha 4-amarela do metrô de São Paulo voltou a funcionar, mas com lentidão e ônibus de apoio.
A linha 4-amarela do metrô voltou a funcionar na abertura do serviço, às 4h40 desta quarta-feira (10), porém com velocidade reduzida e intervalos maiores entre as estações Vila Sônia e Morumbi. A reativação ocorreu após um carro da composição descarrilar na estação Vila Sônia na manhã de ontem, 9, interrompendo o serviço.
O que aconteceu com a linha 4-amarela
Segundo a nota da ViaQuatro, enviada às 4h30, ainda não há previsão de regularização do serviço, que foi afetado pelo descarrilamento do carro da composição. O acidente ocorreu às 9h59 de ontem e a remoção do veículo se estendeu até a madrugada de hoje. Para minimizar o impacto aos usuários, nove ônibus da concessionária estão circulando entre Taboão da Serra e as estações Vila Sônia e Morumbi.
Impacto na operação do metrô
A lentidão será sentida principalmente pelos usuários que partem da estação Vila Sônia, já que o trabalho de remoção teve maior impacto no sentido centro. A concessionária informou que o carro já foi removido dos trilhos e que o funcionamento nas paradas após a estação Morumbi deverá ocorrer normalmente até a Luz, onde a linha 4-amarela termina.
Resposta das autoridades
Após o descarrilamento, a circulação de trens na linha 4-amarela foi suspensa entre as estações Paulista e Vila Sônia. O sistema Paese foi acionado às 10h18, mais de uma hora após a interrupção do serviço. O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) notificará a concessionária para obter mais informações sobre o incidente. A Artesp, agência que fiscaliza o serviço, também irá cobrar explicações sobre a demora na chegada dos ônibus do Paese.
Cerca de 47 mil pessoas utilizam a estação Vila Sônia diariamente.