Menino autista é amarrado dentro de escola no Paraná; família descobre que maus-tratos se repetiram em outros dias

Novas imagens indicam que prática era recorrente

A dor de uma família ganhou contornos ainda mais cruéis nesta semana. O menino autista amarrado dentro de escola, em Araucária (Região Metropolitana de Curitiba), foi vítima de maus-tratos mais de uma vez, segundo revelaram novas denúncias recebidas pela advogada da família.

A criança, de apenas quatro anos e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é não verbal — ou seja, tem dificuldade de comunicação pela fala. Na última segunda-feira (7), uma equipe do Conselho Tutelar foi até a escola particular após denúncia anônima e encontrou o menino amarrado pelos pulsos e pela cintura, preso a uma cadeira no banheiro da instituição.

“Foi desesperador”, diz a mãe

A professora responsável pela criança confessou ter amarrado o aluno e foi presa em flagrante por maus-tratos. Segundo ela, a atitude foi tomada porque o menino estaria “muito agitado”.

“Quando eu soube, sem ver as imagens, já foi terrível. Quando vi os vídeos, foi desesperador”, desabafa a mãe, Mirian de Oliveira Ambrósio.

Após a repercussão, o pai, Augusto Ambrósio, afirmou que a defesa recebeu dois novos vídeos em que o filho aparece amarrado em outras situações, usando roupas diferentes. “Isso indica que os maus-tratos ocorreram em dias distintos”, afirmou.

MP pede prisão preventiva da professora

A equipe da Guarda Municipal deu apoio à ocorrência. A conselheira tutelar Mônica Gawlak afirmou que a professora justificou a contenção dizendo que o aluno estava agitado e que isso causava inquietação nos demais colegas.

A docente foi levada à delegacia e permaneceu em silêncio durante o depoimento. Já nesta terça-feira (8), o Ministério Público pediu a conversão da prisão em flagrante para preventiva, como forma de “resguardar a ordem pública e proteger outras crianças sob os cuidados da investigada”.

Repercussão

O caso do menino autista amarrado dentro de escola causou comoção nas redes sociais e levantou novamente o alerta para a necessidade de preparo e humanização no atendimento a crianças neurodivergentes em ambientes escolares.

A investigação segue sob responsabilidade da Polícia Civil. A escola ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.

Fique por dentro das notícias também no instagram. Clique aqui!

  • Veja também:
  • Investimentos batem recorde e Paraná vive maior volume de obras em 25 anos

    Investimentos batem recorde e Paraná vive maior volume de obras em 25 anos

    Paraná acelera entregas com R$ 1,56 bilhão em investimentos O Paraná registrou o maior volume de investimentos liquidados da história no primeiro semestre de 2025. Entre janeiro e junho, o Governo do Estado executou mais de R$ 1,56 bilhão em obras e ações concretas, um crescimento de 54,4% em relação ao mesmo período de 2024.…

  • Ministro Barroso Vive Momentos de Tensão ao Ficar Preso em Elevador na OAB-CE

    Ministro Barroso Vive Momentos de Tensão ao Ficar Preso em Elevador na OAB-CE

    Um imprevisto marcou a chegada do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, a um evento na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará nesta segunda-feira (21/7). O ministro ficou preso em um elevador do prédio, gerando apreensão entre os presentes. O incidente ocorreu quando Barroso se dirigia ao…

  • Tragédia em Festa Infantil: Menina de 6 Anos Morre Após Ser Baleada na Cabeça em Jaboatão dos Guararapes

    Tragédia em Festa Infantil: Menina de 6 Anos Morre Após Ser Baleada na Cabeça em Jaboatão dos Guararapes

    A pequena Emilly Vitória Guimarães, de apenas seis anos, faleceu na manhã desta segunda-feira (21/07) no Hospital da Restauração (HR), em Recife. Ela havia sido internada em estado grave após ser atingida por um disparo na cabeça durante uma festa infantil no domingo (20/07). A informação foi confirmada por familiares à equipe de reportagem do…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img
spot_img

Hot Topics

RELACIONADAS