O Metrópoles figura entre os finalistas do prestigioso Prêmio de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) em sua edição de 2025. A indicação reconhece a relevância e o impacto da série de reportagens “Farra do INSS”, que desvendou um esquema de fraudes lesando aposentados.
O portal concorre com veículos renomados como El País, Clarín e La Nación, em uma disputa que celebra os melhores trabalhos jornalísticos das Américas, Espanha e Caribe. A série indicada, de autoria de Fabio Leite e Luiz Vassalo, concorre na categoria Jornalismo em Profundidade, que premia investigações de grande repercussão social.
A investigação jornalística revelou a atuação de “associações fantasmas” que realizavam descontos indevidos nos contracheques de aposentados do INSS. As informações levantadas pelo Metrópoles foram cruciais para deflagrar a Operação Sem Desconto, uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) em abril de 2025.
A operação policial resultou no afastamento e posterior demissão do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e de outros cinco servidores, por ordem judicial. “O escândalo do INSS abriu crise no governo Lula e mobilizou parlamentares da oposição (e até da situação) a assinarem pedido de instalação de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no Congresso para investigar as fraudes”, destaca a publicação.
Esta é a quinta vez que o Metrópoles alcança a final do Prêmio de Excelência Jornalística da SIP, demonstrando o compromisso do veículo com o jornalismo investigativo de qualidade. O portal já conquistou o prêmio em quatro ocasiões anteriores, consolidando sua posição como um dos principais veículos de comunicação do Brasil.
Fonte: http://www.metropoles.com