Reconhecimento do Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário
Metrópoles vence o 2° Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário com a reportagem sobre saneamento básico.
O Metrópoles venceu o 2° Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário com a reportagem Gigante pela Própria Imundice. O troféu e o certificado foram entregues pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, na noite dessa quarta-feira (10/9).
Importância do tema abordado
A reportagem detalha os múltiplos prejuízos causados pela falta de saneamento básico aos brasileiros e foi a vencedora na categoria jornalismo escrito do eixo direitos humanos, cidadania e meio ambiente. Barroso destacou a importância do tema, afirmando que o saneamento básico é uma das grandes deficiências em matéria de direitos fundamentais e deve ser uma prioridade.
A equipe por trás da reportagem
A repórter Isadora Teixeira e o fotógrafo Igo Estrela viajaram por quatro estados – Amapá, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul – para retratar a realidade de mais de 100 milhões de pessoas que convivem com a falta de saneamento básico. A matéria também foi homenageada em outras premiações, recebendo menção honrosa no Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e no Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo.
Reconhecimento e equipe de produção
A concepção multimídia da matéria foi feita por Gui Prímola e Yanka Romão, com uma equipe dedicada às edições e ao desenvolvimento do conteúdo. A reportagem, além de seu impacto social, mostra a desigualdade territorial e social no Brasil, marcada pela falta de água tratada e esgoto encanado.