Nova UPA Uvaranas supera 8 mil atendimentos no primeiro mês em Ponta Grossa

A UPA Uvaranas superou 8 mil atendimentos em seu primeiro mês de funcionamento em Ponta Grossa. Inaugurada em 4 de junho, a nova unidade tem gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Fundação Municipal de Saúde.

Segundo dados oficiais, foram 8.024 atendimentos até 7 de julho, com média de 236 pacientes por dia. Somente em junho, a UPA atendeu 6.566 pessoas. Nos primeiros sete dias de julho, foram 1.458 atendimentos.

Maioria dos casos são leves

Entre os principais motivos de procura estão síndromes respiratórias, que somaram cerca de 1.600 casos. A maioria das ocorrências (65%) foi classificada como de baixa complexidade — cores verde e azul na triagem de risco.

Ainda assim, a unidade reforça que o atendimento é voltado a casos de urgência e emergência.

Sistema de saúde mais equilibrado

A UPA Uvaranas supera 8 mil atendimentos e contribui diretamente para aliviar a demanda em outras unidades. Segundo o INDSH, a abertura da nova unidade ajudou a redistribuir os atendimentos que antes sobrecarregavam as UPAs Santana e Santa Paula, que operavam com mais de 60% acima da capacidade.

Clemência Moreira de Souza, diretora executiva das UPAs de Ponta Grossa, avaliou o primeiro mês como desafiador. “Foi um período de adaptação, mas a equipe demonstrou responsabilidade e compromisso com a melhoria contínua”, disse.

Equipe e próximos passos

Com mais de 200 profissionais, a UPA Uvaranas agora foca na capacitação das equipes, em pesquisas de satisfação dos usuários e na implantação de processos de qualidade e segurança do paciente.

“Temos muitos desafios pela frente, mas o comprometimento da equipe e o apoio da Fundação Municipal de Saúde têm sido essenciais”, destacou Clemência.

Fique por dentro das notícias também no instagram. Clique aqui!

  • Veja também:

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!