Iniciativa gratuita já aprovou mais de 300 alunos no Paraná e está com 100 vagas disponíveis na cidade
O cursinho social Aprova está com inscrições abertas em Ponta Grossa para estudantes de escolas públicas com menos de 18 anos. Totalmente gratuito, o projeto tem sido uma porta de entrada para o ensino superior no Paraná.
Criado pela GERAR, organização sem fins lucrativos que há 21 anos atua na transformação social por meio da educação, o Aprova já aprovou mais de 300 alunos em vestibulares. A coordenadora do projeto, Karoline Castro, destaca o impacto positivo da iniciativa:
“Essas conquistas validam a eficácia do nosso cursinho e motivam tanto os alunos quanto a equipe a continuarem se dedicando. Entrar na universidade pode mudar a trajetória de vida desses jovens, ampliando suas oportunidades profissionais, o acesso ao conhecimento e sua capacidade de impactar a sociedade de maneira positiva.”
Expansão para novas cidades
Em 2024, o Aprova teve turmas em Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Cianorte, Paranaguá e Campo Mourão. No ano anterior, também chegou a cidades como Ibiporã, Porecatu e São José dos Pinhais. Para 2025, Londrina e Cascavel já estão confirmadas.
Metodologia inovadora e acessível
O cursinho revisa todo o conteúdo do Ensino Médio em 22 semanas, com uma metodologia que conecta teoria e prática. A coordenadora da GERAR, Elizete Dreviski, explica a importância do projeto:
“O Aprova é destinado a jovens que não possuem condições financeiras de arcar com um cursinho pré-vestibular pago. Essa é uma oportunidade de transformação de vida não só para o aluno, mas para toda a família.”
Como se inscrever
Em Ponta Grossa, são 100 vagas para o cursinho de 2025. Para participar, o estudante deve ser de escola pública e ter menos de 18 anos.