Entenda a diferença entre tendências, virais e modismos
A popularidade de algo nas redes sociais não é suficiente para definir uma tendência. Entenda as diferenças.
Nem tudo que faz sucesso nas redes sociais é trend. A questão está no termo: tendência que, por definição, deve provocar mudança na sociedade. “A tendência é algo perene que deixa frutos”, diz Alexandra Silva, cientista de dados da Air, plataforma proprietária de marketing de influência no Brasil. Tendências surgem a partir de tensões políticas, econômicas, sociais ou tecnológicas, de acordo com estudo da Air.
Diferença entre tendências e modismos
A entrada de mulheres no mercado de trabalho, os hippies nos anos 1970, as taxas de fertilidade mundiais em declínio e os serviços voltados aos idosos são, ou foram, tendências. Isso porque as mulheres continuam trabalhando, vivemos o resultado da contracultura, a população segue envelhecendo e crescendo pouco. Por outro lado, fenômenos como o Labubu e os morangos do amor, que se tornaram populares rapidamente, não se encaixam na definição de tendência. Esses são exemplos de modismos ou hypes, que surgem e desaparecem em um curto espaço de tempo.
O papel da tecnologia e dos influenciadores
“A tecnologia só amplia a tendência, que começa nos movimentos culturais”, explica Renata Benigna, professora de pós-graduação na ESPM. A popularidade rápida de itens colecionáveis ou artigos alimentícios, como o morango do amor, são fenômenos fugazes, mas podem ajudar a propagar tendências. O que vai ditar se algo viraliza ou não é a presença de influenciadores, que atuam como pontes de conexão entre diferentes grupos nas redes sociais.
A efemeridade das redes sociais
A efemeridade das redes sociais tem um papel significativo na propagação de certos comportamentos. Muitas vezes, assuntos menos importantes conseguem superar os mais relevantes, competindo pela atenção do público. Isso resulta em uma dinâmica onde o que se destaca pode não ser necessariamente o que tem maior importância social ou cultural. É fundamental entender a dinâmica das redes para saber o que é apenas barulho e o que realmente pode gerar um impacto duradouro na sociedade.