O fim de semana será marcado por temperaturas baixas em grande parte do Brasil, especialmente nas regiões Centro-Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar frio que já vinha atuando sobre o país continua a influenciar o clima, exigindo que os brasileiros mantenham seus casacos à mão.
Em algumas áreas do Sul e Sudeste, as baixas temperaturas podem vir acompanhadas de geadas. A Serra da Mantiqueira, entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, é uma das regiões com previsão de ocorrência do fenômeno, devido à forte queda nos termômetros. O Inmet alerta para a necessidade de atenção redobrada.
Enquanto o frio predomina no Centro-Sul, o leste do Sudeste poderá enfrentar chuvas volumosas, com destaque para cidades do Espírito Santo. No litoral do Nordeste, a previsão é de instabilidade, impulsionada pela combinação de calor e umidade.
Diante desse cenário, o Inmet emitiu seis alertas, abrangendo acumulado de chuva, chuva intensa, onda de frio e geada. Os avisos são válidos para 13 estados: Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
“A tendência para o fim de semana é de mínimas ainda baixas em várias regiões, com destaque para as capitais do Sul”, informou o Inmet. Contudo, o órgão aponta que, no Centro-Oeste, as tardes tendem a ser mais amenas, mesmo após manhãs frias. Algumas capitais como Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e Campo Grande terão mínimas que variam entre 7°C e 15°C.
Fonte: http://www.metropoles.com