Paraná reduz circulação da Influenza A com vacinação em massa

A circulação do vírus Influenza A continua em queda no Paraná. De acordo com dados atualizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), a taxa de detecção do vírus caiu de 21,24% para 12,47% em duas semanas. Esse recuo expressivo é resultado direto da campanha de vacinação em massa contra a gripe.

Vacinação alcança mais de 3,5 milhões de pessoas

O Paraná já recebeu e distribuiu 4.358.000 doses de vacinas para os 399 municípios. Segundo o Ministério da Saúde, o Estado ocupa a segunda posição nacional em cobertura vacinal dos grupos prioritários, com 52,32%. Até agora, 3.503.345 doses foram aplicadas, o que reforça que o Paraná reduz circulação da Influenza A graças à alta adesão da população.

Estoques quase zerados e nova demanda ao governo federal

As unidades municipais informaram ter cerca de 237 mil doses disponíveis. A diferença entre o número real e o registrado nos sistemas se deve ao tempo entre a aplicação e a atualização dos dados. Com os estoques se esgotando, a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) solicitou novas doses ao Ministério da Saúde, que informou que não haverá mais envios.

Outros vírus respiratórios crescem

Com a queda da Influenza A, o rinovírus (resfriado comum) se tornou o mais frequente, presente em 27,54% das amostras, seguido do vírus sincicial respiratório (RSV), com 25,05%. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforça: “Essa diminuição nos casos de Influenza é resultado da vacinação em massa. Seguimos incentivando a população a se imunizar. Vacina boa é vacina no braço”.

Dados da SRAG reforçam necessidade de prevenção

Em 2025, o Paraná já registrou 18.292 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 1.058 óbitos. Destes, 2.895 casos e 331 mortes foram provocados pela Influenza. As faixas etárias mais afetadas são crianças de até seis anos (5.467 casos) e idosos com mais de 60 anos (6.556 casos), grupo responsável por 776 óbitos.

Paraná reduz circulação da Influenza A por meio de uma campanha eficaz de vacinação e reforça o compromisso com a saúde pública. A orientação é manter as medidas de prevenção, como higienização frequente das mãos e uso de máscara em ambientes fechados.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img
spot_img

Hot Topics

RELACIONADAS